Preparação para a Cantata Natalina entra na reta final

Planejado desde o fim do ano passado, espetáculo de Natal terá últimos ensaios na próxima semana. Neste ano, a bondade será o tema da 12ª edição em Passo Fundo e Carazinho

Fotos: Divulgação / Notre Dame

Compartilhe

A chegada do Natal simboliza a execução de um trabalho realizado desde o fim do último ano. Já naquele período, a 12ª edição da Cantata Natalina, do Colégio Notre Dame de Passo Fundo e Carazinho, é planejada para que tudo saia dentro do combinado nas apresentações, que iniciam a partir do próximo dia 17 de novembro, em Passo Fundo, e 24 de novembro em Carazinho.

Neste ano, a Cantata enaltece a Bondade, que será representada e narrada com ênfase num dos sentimentos que caracterizaram a figura de Deus e Jesus Cristo. A música destaque deste ano é “Deus está aqui”, com o objetivo de nortear todo o espetáculo para o público em frente a escola Notre Dame. As apresentações em Passo Fundo serão nos dias 17 de novembro, 1o e 8 de dezembro, das 18h, às 23h, na Avenida Brasil, no trecho entre as Ruas Teixeira Soares e Rua 10 de Abril.

De acordo com a coordenadora geral da Cantata Natalina, Irmã Antônia Nogueira, o tema deste ano aborda toda a experiência boa que Deus possibilita na vida das pessoas. “A gente acredita que Jesus Cristo está presente no meio de nós e também para aquecer o nosso coração. Estamos preparando a cantata com muito carinho para a população. Vai ser um momento lindo, sempre deixando a questão da bondade que Deus deu e que caminha junto de seu povo em toda sua história”, declara. Mas momentos de dificuldade também serão elencados, em que a presença de Deus traduz força, fé e esperança. “Há momentos difíceis também em que nos voltamos a Deus, pedindo amor, paz, esperança. Nós vamos vivenciar toda essa experiência do Natal”, completa a Irmã Antônia.

A expectativa, na reta final de ajustes, é de que a Cantata possa proporcionar um grande momento para a comunidade. “É um momento de família, para quem quiser curtir um momento de louvor, de oração. Nossa expectativa é grande porque é o trabalho de um ano todo. Esperamos fazer um grande espetáculo para as pessoas”, pontua a coordenadora geral.

As últimas semanas têm sido de ensaios constantes na instituição. No total, são 2 mil pessoas envolvidas em todo o cerimonial, sendo 600 alunos do Colégio Notre Dame de Passo Fundo e 450 alunos da Escola Notre Dame Menino Jesus. Além disso, existe uma coordenação geral, coordenação artística e de canto. Haverá uma peça de teatro realizada pelos estudantes para sensibilizar o público. Participam da atividade crianças de 2o ano do ensino fundamental até o ensino médio.

ENSAIOS EM PASSO FUNDO

Os próximos ensaios completos serão realizados no próximo domingo (11), das 8h15min às 11h, e em 16 de novembro, na véspera da primeira apresentação, às 19h30min. Para isso, haverá fechamento das ruas. No domingo, a Avenida Brasil, no trecho que compreendido entre as Ruas Marcelino Ramos e Capitão Araújo, será fechada das 8h às 11h. Já no dia 16/11, o fechamento acontece no mesmo trecho, das 19h30min às 23h, para ensaio e testes de equipamentos.

PREPARATIVOS EM CARAZINHO

por TAINÁ BINELO

Programada para o dia 24 de novembro em Carazinho, os preparativos para a Cantata Natalina, tradição da rede Notre Dame, já estão a todo vapor. Contando com mais de 350 voluntários trabalhando em palco e nos bastidores, tendo dentre eles estudantes, pais, professores e comunidade em geral, o evento trará 20 quadros que buscarão lembrar o real significado da data.

Tendo anualmente um valor que guia o espetáculo, o escolhido deste ano foi a bondade. “Como católica, a rede Notre Dame fala diariamente sobre os valores ligados à religião. Não podia ser diferente em nossa apresentação. Nos preocupamos muito com o verdadeiro significado do Natal, pois notamos que nos últimos anos ele tem se tornado cada vez mais algo comercial. Precisamos lembrar a comunidade sobre o real símbolo do Natal: Jesus”, explica o vice-diretor do colégio em Carazinho, André Binsfeld.

Já em fase intensificada, o ensaio geral acontecerá no dia 23 de novembro em frente à instituição. Binsfeld lembra que, em caso de chuva, o evento será transferido para a noite do dia 25 e fala sobre a expectativa da comunidade com a chegada da data. “Já é uma tradição da escola, e por isso, desde agosto, muitos alunos já ficam perguntando sobre como será e falando que irão participar da Cantata. Desde os pequenos até os que já estão finalizando os estudos aqui e levam isso como uma despedida da escola, se torna um marco importante das suas vidas. É um voluntariado lindo”, ressalta. “Jesus nasceu pobre e não precisou de grandes coisas para ser quem ele foi para todos nós: bom – ressaltou o vice-diretor. “É ótimo ver a participação da comunidade, tanto que grande parte do coral adulto é formado por pais e pessoas de fora, que dedicam todos os anos muito tempo para ajudar o espetáculo a ser um sucesso”, finaliza.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®