Shopping impulsionará o desenvolvimento

Empreendimento tem estrutura para promover o comércio do município e de toda região

Matheus Moraes/Diário

Compartilhe

Desde sua concepção, o Passo Fundo Shopping tem como objetivo claro transformar a realidade do bairro, do município, e de toda região. Desde seu projeto arquitetônico, que possui assinatura Manuel Dória, arquiteto referência na elaboração de centros comerciais, e de sua localização, que permite um acesso facilitado para passo-fundenses e moradores dos municípios próximos, o novo centro comercial se apresenta como um dos principais e maiores centros de compras e lazer do Norte do Estado.

E esse desígnio transformador é visto desde sua concepção. “Além dos benefícios iniciais como a abertura de inúmeros postos de trabalhos que o shopping trouxe, não só agora, mas desde o início da obra, empregos diretos e indiretos que movimentam positivamente milhares de famílias, vai movimentar todo o comércio local”, afirma o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Evandro Silva.

Para ele, o projeto tem grande potencial para atrair investimentos para o município. “Um empreendimento como esse acaba alterando positivamente toda a dinâmica da cidade, já que Passo Fundo passa a ter mais um grande atrativo regional, que deve trazer muitas pessoas da região para cá. Isso faz com que não movimente só o shopping, mas a cidade como um todo”, opina Silva.

A vinda do Passo Fundo Shopping também elevou o ânimo do comércio local que, em vez de ver o novo centro de compras como uma concorrência, prefere interpretar o novo empreendimento como um incentivo à renovação. “A expectativa dos lojistas que já estão na Avenida Presidente Vargas é muito boa. Inclusive sei que algumas lojas já reformaram seus espaços, valorizaram seus pontos, para atrair esse fluxo grande de pessoas que virão, tanto da nossa cidade, que passarão a se locomover no bairro, quanto dos municípios da região, pois já somos um polo de comércio, educação e saúde, e com esse empreendimento atrairemos ainda mais pessoas de outras cidades para aquele bairro, pois realmente é um local que cresceu muito nos últimos anos, e agora mais ainda com a vinda do shopping”, revela Carina Sobiesiak, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL-Passo Fundo).

Sobiesiak alega que o município atualmente tem estrutura para comportar os mais diversos tipos e tamanhos de comércio. “O shopping vem a agregar, pois Passo Fundo já tem mais de 200 mil habitantes. Temos empreendimentos semelhantes, temos os pioneiros nesse segmento, e, com certeza, nosso município comporta um shopping do tamanho do Passo Fundo Shopping, e as novas lojas que estão vindo à cidade. Claro que cada loja que vier vai ter a sua fatia de público, mas todo comércio local vai ganhar com a vinda desse shopping, porque normalmente as pessoas que vêm de fora não ficam somente dentro do prédio do shopping, elas circulam pelo comércio como um todo. Vão até a área central da cidade, conhecem as lojas ao redor do shopping, fazem suas refeições tanto no shopping como fora dele, e com isso a cidade vai ganhar, e o comércio já estabelecido nas ruas também vai ganhar com isso”, aponta.

Movimento regional

Esse movimento regional, segundo a presidente da CDL, já existe, mas será intensificado com a inauguração do Passo Fundo Shopping. “As pessoas de outros municípios já vêm pra cá, especialmente nos fins de semana, para utilizar os espaços de lazer daqui, e também deixam para fazer as grandes compras na nossa cidade. Eu já converso com as pessoas de fora, que realmente gostam muito de Passo Fundo para o lazer, e consequentemente, consomem muito aqui. E com certeza isso só vai aumentar. Nós da CDL estamos muito otimistas, vemos como um ponto positivo, que vai agregar aos lojistas, e a longo prazo certamente vai melhorar para todo mundo”, registra Sobiesiak.

O presidente da ACISA também crê nos múltiplos benefícios do novo empreendimento. “Resumo um investimento como esse de prático, pois traz geração de emprego e renda e, desta forma, movimenta positivamente toda a cadeia produtiva do nosso município. Além da geração de impostos, que será muito bem-vinda aos cofres públicos”, conclui Silva.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®