Tapejara na Jornada de Educação Alimentar

EMEF Leonel de Moura Brizola participou de atividade com alunos de cinco anos

Foto Divulgação

Compartilhe

O município de Tapejara participou da 2ª Edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, com os alunos da pré-escola de cinco anos. A Jornada tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar, identificando as melhores atividades desenvolvidas nas escolas públicas, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade.

A escola Leonel passou por quatro etapas, cada uma com um tema diferente. Após a conclusão de cada etapa foi enviado para o FNDE à comprovação da realização da atividade para que fosse liberada uma peça do selo a cada etapa cumprida. Em  maio foi realizada a atividade referente ao tema 1: “Comida de verdade na escola”, momento em que as crianças auxiliaram na horta suspensa, feita com litros pet na escola, tendo em vista a importância de uma horta para facilitar o preparo de refeições saudáveis.

Em junho, foi dado continuidade com a jornada referente ao tema 2: “Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar”, sendo que, no primeiro momento foi realizada “Hora do Conto com a história: Camilão, o Comilão”, da autora Ana Maria Machado. Após a contação, as crianças levaram alguns temperos ao refeitório para auxiliar as cozinheiras no preparo do lanche oferecido.

Através do trabalho realizado, houve incentivo para todas as crianças da escola, pois enquanto brincavam tinham contato com as plantas, tendo a possibilidade de fazer uma horta em casa, substituindo os temperos industrializados pelos naturais.

Temas

Em setembro, a atividade realizada foi referente ao tema 03: “Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil”, sendo que, as crianças levaram para a escola embalagens de produtos que mais gostavam, além da fruta de sua preferência. No primeiro momento, foram selecionados os alimentos saudáveis e os não saudáveis utilizando os rótulos e, no segundo momento, com as frutas que os mesmos trouxeram foi feito uma salada de frutas com a ajuda das crianças, que gostaram de participar e aceitaram muito bem a preparação saudável.

A jornada foi finalizada com o tema 4: “Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!”, onde foi solicitado que os pais fizessem, com seus filhos, preparações saudáveis enviando a receita à escola. No segundo momento, os mesmos foram até a escola para confraternizar com seus filhos todas as preparações saudáveis. No final, foi montado o livro de receitas da pré-escola para que cada criança pudesse levar para casa e dividir com os demais familiares as receitas saudáveis.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®