Diário da Manhã

Estado

Tecnologia nas estradas

Autor: Natália Arend

Aplicativo criado por empresa de Passo Fundo aproxima transportadoras e caminhoneiros. A ferramenta dispensa intermediários e localiza fretes e caminhoneiros que estão na mesma rota

Já tem algum tempo que a tecnologia está diminuindo a distância entre as pessoas e os negócios. Para aproximar empresas logísticas e caminhoneiros uma empresa de Passo Fundo criou um aplicativo que funciona como um localizador de fretes. Se cadastrando no aplicativo Mais Frete as transportadoras podem divulgar as ofertas de fretes e encontrar caminhoneiros que estão próximos. Para os motoristas, a ferramenta dispensa intermediários e localiza as cargas que estão em suas rotas. O aplicativo foi lançado gratuitamente na última segunda-feira (26) e já conta com a receptividade dos caminhoneiros.

A ferramenta tem versões para smartphones e tablets, e pode ser baixada no Google Play, App Store ou Windows Store. Conforme o empresário Décio Mazzuti, o aplicativo oferece cargas para o perfil do motorista das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. "Ao escolher o frete desejado, são listadas as opções de frete de retorno, possibilitando maior ganho de produtividade e lucratividade", explica.

O aplicativo oferece como ferramenta um histórico de preço médio praticado na rota selecionada. Desta forma, o valor é calculado pela média de frete pago para terceiros pelas transportadoras que utilizam o aplicativo. A intenção é de que o motorista possa comparar o frete ofertado com o histórico das semanas ou meses anteriores.

Transformação Profissional
Conforme Mazzutti, durante a divulgação da ferramenta, que é feita pessoalmente aos caminhoneiros que esperam fretes em pontos de grande concentração de motoristas como Paranaguá e Cascavel no Paraná, Rio Grande e Passo Fundo, a empresa encontrou boa parte dos caminhoneiros usando smartphones, e para o empresário, a adesão dos motoristas deve seguir a mesma lógica dos taxistas nas grandes cidades, encontrados pelos passageiros através de aplicativos. “Hoje o taxista que não tiver um smartphone não está trabalhando. O motorista de caminhão ainda está atrás do taxista, mas eu estou percebendo que essa mudança vai acontecer como já acontece em outros setores”.

Por dentro do mercado
A empresa que criou o aplicativo teve a ideia de desenvolver a ferramenta depois que percebeu que os clientes – boa parte deles transportadoras e empresas logísticas, tinham dificuldade em contratar frete. “Os caminhoneiros não pagam nada pelo aplicativo. A nossa empresa ganha no momento em que oferece aos clientes mais uma opção para divulgar frete”.

Por conhecer as necessidades do mercado, Décio acredita que consegue deixar a ferramenta mais eficiente, evitando erros de outras empresas. “Há aplicativos que oferecem fretes no Paraná para um motorista que está em Passo Fundo, por exemplo”.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027