Diário da Manhã

Estado

Para Sartori, pacto federativo deve ajudar na recuperação dos estados

Autor: Fonte externa

Em encontro com o interino Michel Temer, governador defendeu um novo pacto federativo

Uma reação da economia nacional e novo pacto federativo são necessários para a recuperação de estados e municípios, defendeu o governador José Ivo Sartori em reunião nesta terça-feira (09) com o presidente da República em exercício Michel Temer. "Queremos, ainda, avançar na modernização da estrutura do Estado e em nosso modelo de governança e gestão. Sabemos o rumo, a caminhada é longa e o Rio Grande é um só. Mudar esse cenário exige mexer em zonas de conforto, renegar demagogias e assimilar o preço político do que não depende da nossa vontade", disse o governador.

No encontro, Sartori frisou que assumiu o governo gaúcho com um déficit de R$ 5,4 bilhões. “A eficiência requer uma série de medidas amargas. Para se ter uma ideia, os gastos com pessoal consomem 75% dos impostos. Nosso caminho é agir com transparência e realismo. Criamos a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e a Previdência Complementar, exemplos para outros estados. O avanço na renegociação da dívida com a União sanou parte das nossas dificuldades”, destacou o governador.

Para Temer, é hora de viabilizar o desenvolvimento e provocar o reaquecimento da economia nos estados e municípios. "No cenário gaúcho, a retomada das obras da ponte sobre o Guaíba é um símbolo disso", destacou o presidente, ao reafirmar que o governo federal está empenhado em concluir as obras até o final de 2018. A abertura de leilões para concessões de aeroportos, como o Salgado Filho, em Porto Alegre, também foi abordada. A expectativa é encaminhar o tema até o final deste ano.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027