Diário da Manhã

Cultura

Kombina propaga manifestações artísticas

Autor: Redação Carazinho
Kombina propaga manifestações artísticas
Foto Redação DM

Centro de Cultura Móvel está em Carazinho envolvendo estudantes na programação da 2ª Mostra Sesc Curta Leitura

Uma das atividades que mais tem chamado atenção na 2ª Mostra Sesc Curta Leitura é a Kombina. Idealizado pela escritora Chris Dias e coordenado por Zizi Paz, o projeto itinerante é sediado em Porto Alegre e que percorre o Rio Grande do Sul levando arte, literatura e teatro. A kombi customizada é uma espécie de centro de cultura móvel, lotada de imaginação está estacionada em frente a Praça Albino Hillebrand e está recepcionando crianças das escolas carazinhenses que agendaram visitação. Professores também terão um momento de formação no espaço. O projeto surgiu quando a idealizadora sentiu a necessidade de criar um espaço para promover atividades de interação.

Enquanto atendem as crianças carazinhenses, os colaboradores da kombina oferecem jogos, livros, peças relacionados a personagens de histórias infantis, brincadeiras e até um livro em forma de painel. O projeto já recebeu diversos prêmios, como o Viva Leitura, e em setembro será agraciado com outro, dentro do Porto Alegre em Cena.

Segundo a escritora, inicialmente a intenção era de fazer com que a Kombina fosse um local onde as escolas pudessem mostrar suas produções, que os trabalhos tivessem visibilidade e a ideia pudesse se multiplicar. Depois, ela passou a ser utilizada para outras atividades, como as que promovem a inclusão – Kombinazul, que resgata acervo do escritor Carlos Urbin – Kombi Karlos, e museu – Alice, Mini Museu do Brinquedo.

“A Literatura não é chata”
Este tema foi abordado pela escritora carazinhense Jana Lauxen, na manhã de ontem (18), no Teatro do Sesc, num encontro com estudantes do município. Jana tem tem 31 anos, é editora, produtora cultural e escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (2009), O Túmulo do Ladrão (2013) e O Duplo da Terra (2016). Já publicou em mais de quinze coletâneas, e organizou dez, algumas em parceria com outros escritores.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027