Diário da Manhã

Saúde

Artigo I De volta ao passado

Autor: Fonte externa

Escrito por Mirian Lourdes Zanferari; Professora da Rede Municipal e Estadual de Ensino; Formada pela UPF em Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas; Pós-Graduada pelas Faculdades Integradas FACVEST na Especialização em Interdisciplinaridade na Gestão: Orientação e Supervisão Educacional

Nasci no interior de Marcelino Ramos, no distrito de Pinhalzinho, uma vila pequena, com poucos moradores, e comecei indo na escola ali mesmo... Era pequena, com poucos recursos. Lembro de alguns colegas, do professor (era um só para todas as disciplinas), do espaço físico e do pátio da escola onde fazíamos algumas brincadeiras e jogos (pouca coisa). O pátio de terra, chão batido… Quando terminei a quinta série ali, fui estudar na cidade, numa escola grande, muitos colegas, vários professores, muita coisa diferente daquilo que já tinha vivido no interior. Para as aulas de Educação Física, tinha quadra de esportes e várias áreas para treinar atletismo. Sim, eu tive! Eu pratiquei atletismo! Isso na década de 70.
Bem, cheguei onde queria. Comentar sobre o atletismo nas escolas. Isso há quase 40 anos atrás. Lembro do salto em distância, salto em altura com vara, arremesso de peso, corrida... E, assistindo as Olimpíadas no Rio de Janeiro, fiquei refletindo sobre isso. Me dei em conta que atualmente, as aulas de Educação Física estão muito limitadas ao jogo com bola, principalmente futebol e voleibol e um pouco, também, de basquete e handebol. Mas, onde ficaram os exercícios físicos, alongamentos, atletismo e outras competições que podem ser trabalhadas nas escolas? Claro, teve muitas mudanças nesse período... Houve progressos, mas também, perdas.
Será que é a falta de espaço físico, falta de recursos ou investimentos por parte dos governantes? Ou falta de vontade e criatividade por parte dos professores? Ou, ainda, a falta de interesse dos alunos? Sim, pois sei que só querem “a bola” no horário das aulas de Educação Física. E para alguns, nem isso está mais interessando. Vemos grupinhos de alunos sentados... Conversando... E até mesmo mexendo no celular, ao invés de participarem das aulas. Na minha época de estudante não era assim! Tínhamos que participar de tudo, realizar todas as tarefas da aula e de casa que eram solicitados. E assim aprendemos. Nos formamos em alguma área e conseguimos trabalho.
Pelas Olimpíadas, todos devem ter percebido a quantidade de atletas que alguns países trouxeram e a quantidade de medalhas que ganharam, o que mostra a qualidade deles e o quanto é trabalhado e valorizado o esporte nestes países. Soubemos o bem que o esporte faz na vida das pessoas, desde a infância até a melhor idade, e o quanto evitaria que adolescentes e jovens caíssem na marginalidade se houvesse mais incentivo nesta área.
Temos que ser criativos... Não podemos deixar a criminalidade tomar conta do mundo! 

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027