Diário da Manhã

Política

Os novos integrantes do Legislativo (II)

Autor: Édson Coltz

Perfil aborda informações referentes aos eleitos que ingressarão na Câmara passo-fundense no próximo ano

Contato direto e constante com a comunidade, a disseminação de informações referentes a direitos previdenciários e a representação de bairros específicos são algumas das ações projetadas pelos novos eleitos à Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Após receberem o apoio nas urnas, os novos vereadores tem cerca de três  meses para adiantar a programação do trabalho a ser desenvolvido nos próximos quatro anos no Legislativo e colocar em prática o que foi dito ao eleitores nos 45 dias que antecederam o pleito de 02 de outubro.

Mais do que propor e aprovar novas leis, na Casa Legislativa, os “representantes do povo” dão sentido a essa expressão por terem a possibilidade de discutir as demandas da comunidade em comissões permanentes, provisórias ou mesmo nas sessões plenárias e sugerir ao Executivo, através de indicações, alternativas para  a resolução de problemas. Além disso, cabe à Câmara Municipal a fiscalização financeira e orçamentária do Município, através de pedido de informações formulado ao prefeito, convocação de auxiliares deste para que prestem informações sobre suas respectivas áreas de atuação. Os vereadores também devem fiscalizar o cumprimento das metas definidas pelo plano plurianual e programas de governo e verificação da legalidade dos atos praticados pela administração local.

Destacando a importância dessa função eletiva, o Diário da Manhã publica desde quarta-feira (05) um perfil de novos eleitos – das 21 cadeiras, 12 terão novos ocupantes. Confira a seguir:

Luis Fernando Rigon da Silva (PSDB)
Votos: Eleito com  1.375 votos pela coligação DEM/PSDB
Naturalidade: Passo Fundo
Idade: 52 anos
Trajetória e carreira: formado em administração de empresas, pós-graduado em Direito Previdenciário e servidor do INSS há 32 anos. Foi a segunda vez que concorreu, sendo que em 2012 foi pelo PMDB.
Objetivo no Legislativo: “Pretendo atuar na área previdenciária, levando informações às associações de moradores, fazendo uma parceria com a União das Associações de Moradores (UAMPAF) para divulgar os direitos dos aposentados. Quero levar o gabinete até às vilas, até o cidadão”.

Evandro dos Santos Meireles (PTB)
Votos: Eleito com 1.425 votos pela coligação PTB/PTC
Naturalidade: Passo Fundo
Idade: 36 anos
Trajetória e carreira: empresário e cabeleireiro, locutor de rádio e narrador de rodeio. Integra a diretoria da Associação de Moradores do Bairro São Luiz Gonzaga. É patrão do Piquete Laçadores Caminhos da Tradição. Foi a primeira vez que concorreu à Câmara de Vereadores.
Objetivo no Legislativo: “Pretendo, na Câmara de Vereadores, representar os bairros São Luiz Gonzaga e Zácchia, além do meio tradicionalista, como trabalhei ao longo da campanha. Quero ver quais são as necessidades para poder reivindicar junto a Câmara. Também buscar recursos para investimentos nesses bairros”.

Luiz Miguel Scheis (PDT)
Votos: Eleito com 1.548 votos pela coligação PP/PDT/PR
Naturalidade: Passo Fundo
Idade: 58 anos
Trajetória e carreira: Assumirá o quinto mandato na Câmara de Vereadores, sendo eleito em 1996, 2000, 2004 e 2008.  Locutor de rádio em diversas emissoras de Passo Fundo, também é comissário de polícia. Também foi eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara por duas vezes e assumiu uma terceira vez, quando substituiu Diógenes Basegio.
Objetivo no Legislativo: “Como trabalho na área de segurança e a Brigada não conseguiu eleger seu representante, minha meta é trabalhar em prol de todos os órgãos de segurança e também da segurança em si. Ainda, a meta é, juntamente com o vereador Marcio Patussi, fortalecer o partido, fazendo com que volte a ter o tamanho que sempre teve. Em 1996, por exemplo, o PDT colocou nove vereadores e agora são duas cadeiras. Queremos, com a Executiva, reestruturar o partido”.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027