Diário da Manhã

Região

SINDUSCON recebe certificação regional

Autor: Paula Taísa Steffenon
SINDUSCON recebe certificação regional
Foto: Paula Taísa Steffenon/DM

A certidão de extensão de base, foi entregue pelo Ministério do Trabalho nessa semana, em Porto Alegre. Com a certificação, o SINDUSCON amplia sua abrangência territorial, incluindo 30 municípios na área de atuação.

Prestes a completar em março 31 anos de fundação, o Sindicato das Industrias da Construção e do Mobiliário (SINDUSCON)  recebeu na quinta-feira (26), em Porto Alegre, a certidão de registro sindical de extensão de base. O ato, que também envolveu outras quinze entidades de diferentes setores do Estado, ocorreu na sede da Força Sindical e foi organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a Superintendência Regional do Trabalho.

Com a certificação, o SINDUSCON, uma das mais importantes entidades de classe do norte gaúcho, com 94 associados, amplia sua abrangência, incluindo 30 municípios na área de atuação, que além de Passo Fundo, cidades como Marau, Carazinho e Sarandi passam a fazer parte da sua base territorial.

O atual presidente do SINDUSCON, Plínio Humberto Donassolo, lembrou do trabalho que resultou no reconhecimento da abrangência regional. “É uma luta muito antiga nossa. Sempre achamos que o SINDUSCON por estar situação em um polo regional deveria ter sob sua base os municípios que fazem parte da nossa região e finalmente depois de muitos anos, estamos recebendo essa certidão do Ministério do Trabalho. O Sinduscon Passo Fundo hoje tem 30 municípios em sua base territorial e isso aumenta muito a nossa responsabilidade, mas também o nosso poder junto a todo o setor”, destacou o presidente.

Donassolo reforça que o SINDUSCON envolve toda a indústria da construção civil, mobiliário e mais alguns setores em Passo Fundo. Para ele, a extensão de base é uma conquista quem vem beneficiar a todos. “Isso vai nos dar um poder político muito maior e uma estrutura melhor de atendimento, além de fazer com que o nosso sindicato se torne um polo da base sindical dos trabalhadores e dos empresários da construção civil”, afirmou.

O Superintendente Regional do Trabalho, Joaquim Viana Cardinal explicou que a certidão é um ato de concessão pelo poder público, que torna pública a existência da entidade e a legitima para representar a sua categoria. “Até chegar nesse momento foi um longo processo de trabalho dos dirigentes sindicais. Esperamos que esse ato se repita mais vezes nesse ano, para darmos encaminhamento a outros registros”, avaliou Cardinal.

Conforme a diretoria do SINDUSCON, o processo de certificação de base demorou sete anos para a expedição. Porém, essa demora para a liberação da certificação não é um caso isolado, como comentou o próprio coordenador Geral dos Registros Sindicais, Leonardo Cabral Dias. “Tem carta sindical que tem levado oito anos para ser emitida, isso é um absurdo. Temos trabalhado para reduzir a análise do processo de registro para que seja mais clara, objetiva e sucinta dentro da legalidade”, afirmou Dias.

O representante do Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, secretário de Relações do Trabalho, Carlos Cavalcante Lacerda, garantiu, no encerramento da solenidade, a agilidade no processo de certificação sindical. “O Brasil precisa de gestos e ações, e é isso que o Ministério está fazendo. Tínhamos mais de 15 mil processos, hoje conseguimos reduzir a 1,7 mil, atendendo as pessoas sem distinção, independente de central ou partido. A secretaria está à disposição do trabalhador brasileiro”, concluiu.

Abrangência do SINDUSCON

Com o recebimento da certidão de registro de extensão da base territorial, 30 municípios da região norte do Estado integram a área de atuação do SINDUSCON. São eles: Carazinho, Caseiros, Charrua, Ciríaco, Coqueiros do Sul,Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Passo Fundo,Pontão, Quatro Irmãos, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Sarandi, Sertão, Vanini e Vila Lângaro.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027