Diário da Manhã

Meio Ambiente

Carnaval com oscilação de temperaturas

Autor: Redação Diário da Manhã
Carnaval com oscilação de temperaturas
Foto Rafael Lopes/DM

Apesar da alta umidade, a previsão é de temperaturas máximas de 30ºC

O carnaval será de muito calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte das capitais brasileiras onde a folia é tradição. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar da alta umidade, a previsão é de temperaturas máximas de 30ºC tanto na Região Sudeste quanto no Nordeste.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, quem vai ficar pela região terá um Carnaval com oscilação de temperaturas. “Teremos um sábado com temperatura máxima de 31°C e mínima de 20°C, Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Segundo Sampaio os dias seguirão parcialmente nublado com temperatura em elevação e possibilidade de chuva. “No domingo as chances de chuva diminuem teremos máximas de 31°C e mínimas de 19°C”.

A segunda-feira será de sol com algumas nuvens, porém sem chuva, clara e parcialmente nublada. “E a terça-feira de Carnaval segue com as manhãs que serão mais frias e a tarde a temperatura deve aumentar, com máximas de 31°C e mínimas de 20°C”, aponta Sampaio.

Março será um mês chuvoso

O clima do Rio Grande do Sul não sofre mais a influência do fenômeno La Ninã, que interferiu nas temperaturas e no volume de chuvas durante os últimos quatro meses. Segundo o estudo mensal encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia (RGE), a previsão é de que março seja um mês com elevada incidência de dias chuvosos. Se o prognóstico se confirmar, serão 21 dias de chuva.

De acordo com o estudo contratado pelo COI, as águas do oceano na costa Oeste da América do Sul estão mais quentes do que o normal e isso dificulta o deslocamento das frentes frias do Pacífico para o Atlântico. Com essa configuração, as áreas de instabilidade ficam presas na região Central e Sul do país, no entanto, passam com mais rapidez pelo Rio Grande do Sul.

Dicas de Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança. Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE. Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas. Afaste-se de janelas e portas metálicas. Evite os banhos nos momentos de tempestades. Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo. Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027