Diário da Manhã

Meio Ambiente

Responsabilidade e cuidado extremos

Autor: Aline Prestes
Responsabilidade e cuidado extremos
Foto: Aline Prestes/DM

O corte das árvores em área privada é tema que ainda gera dúvida na população

Você sabe como proceder quando uma árvore plantada no seu terreno oferece riscos, para quem transita por perto e até mesmo para sua residência? Pensando nisso, o Grupo Diário da Manhã conversou com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi para esclarecer os procedimentos corretos para resolver essa situação.

Para quem não sabe, árvores que estão plantadas dentro do pátio, são responsabilidade do próprio proprietário ou morador. O Secretário afirma “A orientação é que as árvores que estão dentro dos pátios, se torna responsabilidade do proprietário fazer seu manejo, seja ele remover, fazer podas ou cuidar da árvore”.

Vale ressaltar, quando uma árvore começa oferecer perigo para quem passa pelo local ou para os próprios moradores do terreno, é necessário solicitar à Prefeitura uma Licença Ambiental para fazer a remoção. “O requerente, deve procurar a Secretária do Meio Ambiente e fazer o pedido. Só é necessário abrir um processo, o qual não tem custo, assim a própria secretaria enviará o técnico ao local, para avaliar a situação e autorizar a remoção”, afirma o secretário.

Outro ponto a ser destacado, é que possíveis custos para remover a árvore ficam a cargo do interessado, no caso o morador ou proprietário do terreno. Astolfi salienta “Só é compromisso da Prefeitura fazer a remoção de árvores que estejam plantadas em calçadas e em praças” .

Ainda, quando a árvore é nativa, é necessário fazer uma reposição florestal, a pessoa deve escolher em plantar sete mudas em seu terreno ou fazer a doação para a Prefeitura. Onde as mesmas, serão plantadas no programa de plantio do município.

Poda das árvores

A poda de manutenção é a única permitida. Esse tipo de aparo permite que os galhos não afetem às calçadas ou a rede elétrica. Para que o trabalho seja executado, é solicitada uma licença ambiental para o serviço, mas se a poda for exagerada e comprometer a vida de uma árvore, o responsável leva uma advertência com multa.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027