Diário da Manhã

Cultura

Sala de exposições homenageia professora

Autor: Redação Diário da Manhã
Sala de exposições homenageia professora
Foto: Divulgação/Alex Borgmann

Localizado no segundo andar do Teatro Municipal, o espaço leva o nome de uma das mais conceituadas educadoras que Passo Fundo já teve e será um local para exposições de obras de artistas da cidade

Uma homenagem a uma “resistente” das artes e do teatro passo-fundense foi o que fez na noite de quinta-feira (02) a Prefeitura de Passo Fundo, na inauguração da Sala de Exposições Desdêmona Machado Aires. Localizado no segundo andar do Teatro Municipal, o espaço leva o nome de uma das mais conceituadas professoras que Passo Fundo já teve e será um local para exposições de obras de artistas da cidade.

Para Eliezer Aires, filho de Desdêmona, é uma emoção participar dessa homenagem. “Esse é um momento que considero muito importante para mim e para quem a conheceu. A prô Desde, como era conhecida, era uma pessoa irreverente e que persistiu nas artes cênicas. Quando outros desistiram, ela ficou”, salientou.

“Esse será um espaço que será amplamente utilizado para exposições e mostras dos nossos artistas visuais”, destacou o secretário de Cultura, Pedro Almeida. De acordo com ele, dar o nome da professora ao espaço é “uma justa homenagem à professora Desdêmona que é uma das nossas referências em cultura no município”, completou.

O prefeito Luciano Azevedo enfatizou a importância de espaços como este, dedicados aos artistas passo-fundenses e a homenagem à Desdêmona. “Nossa cidade ganha muito com locais como este, onde se comprova que a cultura é forte, onde nossos artistas encontram espaço para apresentarem suas obras. Além dessa bela e justa homenagem a uma pessoa tão querida e que tanto fez pelas artes”, afirmou.

Quem foi Desdêmona Machado Aires

Além de atuar em algumas peças, Desdêmona foi diretora de algumas montagens bastante conhecidas dos passo-fundenses, como as peças Apartamento 402, que foi um marco no teatro de Passo Fundo, O homem do princípio ao fim e o infantil A viagem de um barquinho. Também se dedicou à música, sempre tentando aliar estas duas artes.

Formada em Belas Artes pela Universidade de Passo Fundo, teve ainda forte influência na formação de crianças, sendo fundadora do Jardim de Infância do Instituto Educacional. Atuou ainda como professora no Instituto Estadual Cecy Leite Costa e no Centro de Desenvolvimento da Expressão Carlos Barone. Frequentou também cursos de pós-graduação, sendo especialista em Artes, Educação Infantil, Música e Teatro.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027