Diário da Manhã

Educação

Obras iniciam na próxima semana

Autor: Matheus Moraes
Obras iniciam na próxima semana
Foto: Matheus Moraes / DM

Após meses de espera, as obras de recuperação das Escolas Estaduais Anna Luísa Ferrão Teixeira e Eulina Braga iniciarão na próxima semana. A informação surgiu após a assinatura do contrato com o Secretário de Educação do Estado, Luís Antônio Alcoba de Freitas, na tarde dessa segunda-feira (6), em Passo Fundo. O investimento na primeira instituição de ensino é de R$ 59 mil, enquanto a segunda tem R$ 112 mil orçados para a reforma. Ambas escolas eram tratadas como prioridade em razão da situação emergencial da estrutura para o retorno às aulas. A solenidade contou com a presença de representantes do legislativo estadual, municipal, 7a Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado e Ministério Público.

 

As salas de aula dos dois colégios seguem vazias nesta semana. Mesmo que as aulas do ensino estadual tenham iniciado ontem, ambas instituições só abrirão as portas para os estudantes na próxima segunda-feira (13). De acordo com o secretário de Educação do Estado, Luís Alcoba, algumas questões técnicas resultaram no atraso no retorno escolar. No entanto, mesmo com alguns contratempos, ele enfatiza a aprovação para o início das obras. “Já era para as aulas terem retornado nessas escolas. Houve um atraso, tivemos dificuldades burocráticas para que as coisas realmente pudessem acontecer. Nós pedimos desculpa para a comunidade escolar, porque há esse inconveniente. O mais importante é que conseguimos vencer essas etapas e num espaço curto tempo, ambas escolas terão condições de receber bem os alunos”, afirma.

O secretário de Educação do Estado reiterou, também, a dificuldade em revitalizar a estrutura das escolas gaúchas, visto que a rede física é considera muito antiga. Segundo Alcoba, uma força-tarefa foi montada em consenso com Governo do Estado e a Secretaria de Obras do Estado para conseguir maior êxito nas questões de infraestrutura. “É uma rede física muito antiga e há necessidade constante de reformas. Essa é uma angústia que temos na Seduc”, revela. A Promotoria Regional de Educação do Ministério Público esteve presente no ato de assinatura com a promotora Ana Cristina Ferrareze. Em pronunciamento, ela parabenizou a recuperação das escolas, mas alertou sobre a necessidade de reforma em outras instituições do município, sobretudo aquelas que foram ocupadas em 2016.

Ciente da dificuldade burocrática e da necessidade estadual, Ana Cristina citou a região Sul do Estado, como os municípios de Pelotas e Rio Grande, que hoje apresentam maior carência que a região de Passo Fundo. “Nós sabemos das dificuldade que é administrar ou tentar priorizar uma ou outra escola, sendo que tudo é prioritário. A maior parte é antiga. Sabemos de outras regiões que são mais penosas que a nossa, mas isso não significa que não estamos lutando e batalhando por melhorias”, salienta.

Ao secretário de Educação do Estado, a promotora Ana Cristina relatou que o Ministério Público reuniu, em algumas oportunidades, representantes da educação no município e na região para dar um retorno às demandas dos estudantes. “Não é nada além do direito dos alunos de estudarem em prédio adequado, com estrutura física e pedagógica adotada. São escolas que também precisam de urgência. Existem prioridades e a questão da segurança. Se não estivermos com o mínimo de segurança e um atendimento decente aos alunos, não estaremos cumprindo o dever constitucional”, declara. Para Alcoba, o desafio de 2017 é viabilizar os trâmites burocráticos para que as obras possam acontecer nas escolas que foram ocupadas. “Nós temos recursos suficientes para fazer a quantidade de obras que planejamos que gostaríamos de fazer. Estamos com problemas para realizar projetos, avaliações, para que tudo se inicie. O desafio neste ano é viabilizar e colocar as obras em prática”, pontua.

 

Recuperar os alunos é a meta

Na Escola Eulina Braga há problemas de infiltração de água no telhado. A instituição irá receber os cerca de 280 estudantes na próxima semana mesmo com as obras em andamento. A Escola Anna Luísa Ferrão Teixeira também apresenta problemas de infiltração, além de danificação na parte elétrica da instituição. Para a diretora da escola, Stela Martins, um dos objetivos após a reforma é recuperar os alunos que foram perdidos por causa da infraestrutura escolar. “Foi um ano bem difícil com o problema que tivemos. Perdemos vários alunos em razão disso e esperamos que agora tudo seja solucionado para trabalhar com qualidade de ensino”, frisa. A Escola Anna Luísa Ferrão Teixeira diminuiu de cerca de 700 alunos para 650 no ano passado. De agosto até dezembro de 2016, os alunos da instituição tiveram aulas em cinco salas da Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro.

 

Horários durante as reformas

Segundo a direção da Escola Eulina Braga, não haverá horários alternativos em razão das obras. A Escola seguirá com horário normal, das 7h45min às 11h45min e das 13h15min às 17h15min. A Escola Anna Luísa Ferrão Teixeira, por outro lado, adotará o horário alternativo em turnos concentrados enquanto estiver em reforma. A instituição funcionará das 8h às 11h; das 11h às 14h e das 14h às 17h. De acordo com o coordenador da 7a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Santos Olavo Misturini, com a alteração, uma hora por aula deverá ser perdida. No entanto, será recuperada na sequência. “Vamos acabar perdendo uma hora de aula, mas é um prejuízo que será recuperado logo em seguida”, ressalta.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027