Diário da Manhã

Estado

Oficiais do BOE reforçarão segurança na capital

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Oficiais do BOE reforçarão segurança na capital
Foto: Divulgação BOE

Brigada militar deslocará agentes do interior do Estado, inclusive de Passo Fundo

O governo do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar anunciaram, na manhã da última segunda-feira (13), que mais de 400 policiais militares de todo interior do Estado serão deslocados para reforçar a Operação Avante na região metropolitana, que tem como objetivo o combate à criminalidade em Porto Alegre. O efetivo será complementado pelos oficiais dos Batalhões de Operações Especiais da Brigada Militar.

A segurança pública conta com três batalhões do BOE, distribuídos pelo Estado em locais estratégicos, sendo um em Porto Alegre, outro em Santa Maria, e o terceiro em Passo Fundo. É uma tropa de reserva da Brigada Militar, que costuma ser deslocada para atuar em ações conjuntas com outros órgãos da segurança pública. Segundo o Comandante do CRPO Planalto, Jair Euclesio Ely, os três batalhões trabalham regionalmente, e também executam operações em todo o Estado. O 3º BOE, com sede em Passo Fundo, atende a 237 municípios da região.

Os policiais militares atuarão em conjunto com as tropas da Força Nacional de Segurança, e trabalharão em operações coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública apoiadas por agentes do Exército, Polícia Civil e demais instituições de segurança. O envio do contingente foi uma das ações previstas no Plano Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foca nas ocorrências de homicídio e feminicídio. Desde o início das operações, em agosto do ano passado, mais de 80 mil pessoas foram abordadas, e destas 8 mil foram presas. O Comandante Ely também reforça que boa parte do efetivo da Força Nacional, incluindo seu comandante, é da Brigada Militar.

A transferência será temporária e foi planejada para não deixar desamparados os municípios cedentes, na medida em que serão ampliadas as quotas de horas extras aos comandos regionais, havendo compensação ao policiamento. O Comandante Ely confirma que o efetivo do 3ºRPMOn, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo fardado, continuará normalmente, e lembrou que os oficiais do 3ºBOE costumam atender fora da cidade. “Semana passada o BOE também não se encontrava em Passo Fundo, pois estava atendendo na Expodireto, e na semana anterior também foi deslocado, pois atuou em Rodeio Bonito nas investigações do roubo à banco”, complementou. Também frisou que as policiamento especial dentro do perímetro urbano está a cargo do Pelotão de Operações Especiais – POE, que irá operar com seu efetivo normalmente.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027