Educação

Greve nas escolas estaduais

Autor: Kleiton Vasconcellos
Greve nas escolas estaduais
Foto: Aline Prestes/DM

Desde ontem (15) a educação está em greve. A mobilização nacional pede melhorias nas condições de trabalho dos professores e também clama contra a proposta do governo de reformar a previdência. No Estado, ainda, o Cpers Sindicato chama a atenção para questões envolvendo o governo de José Ivo Sartori. Contudo, a adesão nesse período inicial deve ser baixa.

De acordo com o diretor do núcleo do Cpers Sindicato em Passo Fundo, Orlando Marcelino, a mobilização começou ontem levando em consideração as manifestações contrárias às mudanças na previdência. “Estamos na rua, é fundamental o apoio à toda manifestação. Também é o início da nossa greve, em que estamos lutando pela adoção do piso salarial, contra o congelamento e parcelamento dos salários no Rio Grande do Sul” explicou o dirigente sindical. Ainda conforme Marcelino, o movimento na quarta-feira atingiu praticamente 100% das escolas em Passo Fundo.

Porém, a partir de hoje (16), a categoria adere à greve nacional. “Vários trabalhadores vão continuar parados. Dependendo da entrada dos projetos do governo Sartori na Assembleia Legislativa, vamos aprofundar a nossa mobilização” avisou Orlando Marcelino. O prazo da greve é por tempo indeterminado, mas pode encerrar antes, dependendo da repercussão junto às autoridades.

Contudo, é baixa a adesão à greve. “Considerando o movimento em função de ontem, é importante que respeitemos todos os professores, que sabem os seus direitos e deveres. Estão lutando por uma causa justa, que são os nossos direitos trabalhistas” avaliou o coordenador da 7a Coordenadoria Regional de Educação, Santos Olavo Misturini.

Sobre a greve anunciada pelo Cpers Sindicato, Misturini tem informação de que apenas uma escola irá paralisar. “Das 123 escolas que eu coordeno, apenas uma escola estará paralisando de quarta a sexta-feira. Também nessa quarta, 84 escolas trabalharam normalmente, o que subentende-se que não vão aderir à greve” complementou. O único educandário que comunicou a paralisação é a Escola Assis Brasil, localizada no município de David Canabarro.

Aulão

Como forma de demonstrar a adesão às manifestações de ontem, professores das redes estadual e municipal se uniram no Centro de Passo Fundo. Ali foi realizado um movimento chamado de “aulão”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027