Diário da Manhã

Política

Dia de mobilização contra o modelo proposto de pedágios

Autor: Redação Diário da Manhã
Dia de mobilização contra o modelo proposto de pedágios
Foto: Arquivo/DM

Lideranças políticas e de entidades de 34 municípios deverão estar presentes nesta quinta-feira, na audiência pública da ANTT, em Lajeado

A pressão política e da sociedade civil organizada dever ser a mais forte feita até agora, na audiência pública que acontece nesta quinta-feira (16), em Lajeado, a terceira promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir a concessão das rodovias, especialmente a 386, no trecho que liga Carazinho a Porto Alegre, o qual tem sido alvo de protesto por parte de vários municípios que são contrários ao modelo de pedagiamento proposto.

O presidente do Poder Legislativo de Carazinho, vereador Estevão de Loreno está confiante em uma grande mobilização no dia de hoje, com a representatividade dos 34 municípios que reivindicam alterações na proposta de exploração de pedágios na BR 386, no trecho entre Tio Hugo e Porto Alegre, cujo projeto prevê a instalação de quatro praças de cobrança, que elevarão consideravelmente os custos de uma viagem. “O Sindicar disponibilizou ônibus de graça para levar o pessoal de Carazinho até Lajeado. Esperamos uma grande participação, nós estaremos presentes hoje e também nessa sexta-feira, na audiência que acontecerá em Soledade”, destaca o parlamentar.

De Loreno afirma que desde a primeira audiência pública realizada em Porto Alegre, no dia 16 de fevereiro, alguns avanços aconteceram, como a realização de outras audiências públicas, além desta e a ocorrida em Brasília no dia 23 do mesmo mês. “O próprio secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen era favorável ao modelo proposto, na primeira audiência, mas posteriormente mudou sua opinião e durante a Expodireto se manifestou contrário”, comemora o vereador, ressaltando que a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, sob a liderança do deputado federal Jerônimo Goergen e a Assembleia Legislativa do Estado tiveram audiência esta semana com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, mostrando inconformidade ao modelo proposto. “Vamos tentar ainda uma audiência em Carazinho, se não sair pela ANTT, será pela Assembleia Legislativa. Nosso movimento está cada vez mais forte, contra esse modelo inviável. Queremos investimentos na duplicação já de imediato e não somente a partir do 12° ano de concessão, entre outras medidas. Vamos nos manifestar na tribuna, questionar e não podemos recuar, para mostrar a nossa força política”, conclui o presidente do Poder Legislativo de Carazinho.

As entidades de classe de Carazinho também estão mobilizadas para garantir que o plano de concessão das rodovias que passam pela região não vigore, conforme o modelo informado pela ANTT. Em nota divulgada em redes sociais, as entidades frisam que não são contra os pedágios, desde que não aconteça o que está previsto no modelo: preços muito elevados e demora para iniciar obras de duplicação e melhorias. Quem representará a Associação Comercial e Industrial (ACIC) na ocasião é o diretor para assuntos de trânsito da entidade, Renato Weber.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027