Diário da Manhã

Política

Ex-diretor da Feca fala sobre supostas irregularidades

Autor: Redação Diário da Manhã
Ex-diretor da Feca fala sobre supostas irregularidades
Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores

Legislativo formulou algumas perguntas ao convidado, que compareceu na Câmara acompanhado de seu advogado

A Comissão de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano e do Interior da Câmara de Vereadores recebeu o ex-diretor da Fundação Educacional da Criança e do Adolescente (Feca), Júlio Martins César Leite, na tarde de ontem (15). O encontro foi uma oportunidade para que ele falasse sobre as supostas irregularidades na instituição, que cumpre um papel social.

A comissão formulou algumas perguntas ao convidado, que compareceu na Câmara acompanhado de seu advogado. Ele esclareceu sobre os gastos excessivos com alimentos e combustível e compras indevidas, como bebidas alcoólicas e cigarros. Esses apontamentos foram feitos pela imprensa local em meados de janeiro.

Segundo ele, como a Feca produzia e fornecia pães a todas as escolas da rede municipal, era evidente que o gasto com combustível seria elevado. Quanto às compras de carnes, ele afirma que houve um período de 70 dias que os funcionários iniciavam as atividades às 7h da manhã e paravam às 3h da tarde, necessitando de almoço.

A compra de bebidas alcoólicas e cigarros foi justificada com os vales fornecidos a pessoas que ajudavam a fabricar os pães ou que faziam serviços na fundação. Júlio explica que a fundação tinha que entregar os pães até as quartas-feiras e, muitas vezes, os funcionários trabalhavam até nos sábados, sendo que o expediente finalizava na sexta-feira, e ainda contavam com a ajuda de terceiros. Como não havia dinheiro em caixa, eles entregavam um vale aos ajudantes para ser gasto no mercado onde a fundação fazia as compras. “Eu não imaginava o que elas estariam comprando. Eu tinha que cumprir um contrato. Essas coisas [dar os vales] eram necessárias para fazer as coisas andarem”, disse.

No caso dos espumantes comprados, ele esclarece que esse foi um brinde aos funcionários para as festas de fim de ano. Cada um recebeu um espumante e um panetone. “Foi uma sugestão minha ao presidente, que disse que não havia problema”, enfatiza.

Júlio assumiu a função de diretor da fundação no final de 2012, se desligando em 2016. Durante a época em que trabalhou no local, ele assegura que os alimentos e materiais de construção eram costumeiramente comprados com vale, uma vez que os repasses da prefeitura, provenientes de dois convênios, atrasavam. Havia, também, um deslocamento de verbas para que os funcionários fossem pagos em dia.

O presidente da comissão, Luiz Miguel Sheis (PDT), destaca que o Legislativo, ao convidar o Júlio para prestar esses esclarecimentos, está desempenhando a sua função de fiscalizar o dinheiro público. “Queremos fazer um parâmetro do que houve. O Júlio veio apenas como convidado” pontua.

Agora, outras pessoas devem ser convidadas pela comissão para fornecer algumas informações. Dentre elas, estão os responsáveis pelo mercado onde eram realizadas as compras da fundação e os contadores que cuidavam dos ativos e passivos do local. As datas ainda não foram estabelecidas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027