Diário da Manhã

Saúde

Nova edição da Campanha de Doação de Sangue acontece em abril'

Autor: Fonte externa
Nova edição da Campanha de Doação de Sangue acontece em abril'
Foto Divulgação

Carazinhenses poderão aderir no dia 29, das 9h às 12h e das 13h às 17h

O Hospital de Caridade de Carazinho - HCC, em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo – Hemopasso, estará promovendo, no dia 29 de abril (sábado), a primeira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação acontecerá em frente ao HCC, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional da instituição de saúde, Mari Luciane Bernhard, a coleta será realizada nos mesmos moldes das edições anteriores: pela ordem de chegada dos doadores e de acordo com a capacidade da unidade móvel do Hemopasso. Além disso, para melhor organizar o processo de doação, evitando longas esperas, metade das senhas será distribuída no período da manhã e o restante no turno da tarde.
Conforme a enfermeira, a participação da comunidade foi muito expressiva nas ações realizadas no ano passado e a expectativa é que a boa adesão se repita. “Nós percebemos nas edições anteriores que as pessoas vêm ao HCC realmente empenhadas em doar sangue, tanto que, quando surge algum impedimento na doação, seja por idade, patologia ou medicações prévias, elas ficam chateadas. Por isso, as expectativas com relação à participação da comunidade nesta nova campanha são as melhores”, salienta.

O QUE É NECESSÁRIO PARA DOAR SANGUE
Estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50kg, não estar em jejum e não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação. Também é fundamental não consumidr alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, evitar fumar nas últimas duas horas que antecedem o procedimento e razer documentos de identificação com foto (Carteira de identidade e ou motorista). Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três vezes ao ano.

 

QUEM NÃO PODE DOAR SANGUE

Não pode doar 1uem teve gripe ou febre nos últimos dias, quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses, gestantes ou mães que estejam amamentado e pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de seis meses. Também está impedido quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de seis meses, quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses e pessoas que tem comportamento de risco em relação à AIDS.

Além disso, vacina da gripe impede a doação por 48 horas. Existem também outros requisitos que serão avaliados na triagem clínica no dia da coleta.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027