Diário da Manhã

Esportes

Karatê completa 35 anos de atividades em Carazinho

Autor: Sérgio Augusto Cornélio
Karatê completa 35 anos de atividades em Carazinho
Fotos Divulgação/Arquivo Pessoal

Aniversário vai ser comemorado em abril, com três dias de campeonato estadual e curso com dois mestres japoneses

No período de 6 a 8 de abril, tendo como local o Ginásio do Grêmio Aquático, acontecerá as disputadas do XII Campeonato Estadual JKA de Karatê-Do, nas categorias juvenil, adulto e master. Além disso, além de competidores deverão estar presentes alunos de diversas academias do Estado, para participar do curso com os mestres japoneses Shihan Mitsuo Inoue e Kazuo Nagamine, que vêm da Argentina e de São Paulo. O evento marca os 35 anos da Academia Shinkukan e da vinda do Karatê para Carazinho, através do professor Alfredo Aires, faixa-preta 7º Dan, atual presidente da Comissão Técnica da Federação Sul Riograndense de Karatê Do Tradicional e diretor de eventos da Confederação Brasileira da modalidade. O ingresso para o público será a doação de 1 Kg de alimento não perecível, que posteriormente será repassado para entidades carentes do município.

Em 1982, o Karatê foi trazido para Carazinho, por Alfredo Aires, na época faixa marrom, recém chegado do Uruguai. As aulas primeiramente eram realizadas na antiga Academia Dóris, no Bairro Princesa. Em um segundo momento se transferiu para o Colégio La Salle, onde permaneceu por cinco anos, passando por outros locais, expandindo para outros municípios da região, como Passo Fundo, Não-Me-Toque, entre outros. Mais tarde Alfredo fixou residência em Porto Alegre, onde está instalada a atual academia Shinkukan, organizando desde aquela época a modalidade no Estado.

Com a idade de Alfredo Aires para a capital do Estado, em Carazinho o trabalho teve continuidade, desde 1985, a cargo do professor Júlio Tadeu Flores Rocha, na época faixa roxa, atualmente faixa-preta 4° Dan. Hoje ele ministra as aulas de Karatê-Do no Colégio Notre Aparecida, sendo o único remanescente da época, seguindo à risca a missão de dar continuidade aos ensinamentos. “Nossa turma tem pessoas de todas as faixas etárias, de ambos os sexos, desde crianças, até a terceira idade. A equipe permanece representando Carazinho em cursos e competições, tanto no Brasil, quanto em outros países da América do Sul”, revela Tadeu Rocha. “Para mim o Karatê representa uma filosofia de vida, saúde, esporte, sobretudo poder seguir os ensinamentos e transmitir aos alunos. São 35 anos de prática, o Karatê está impregnado em meu DNA. O sensei Alfredo é um grande estudioso nessa arte marcial, um profissional exemplar, que inclusive traçou uma meta de ir todos os anos ao Japão, onde vai aprimorar seus conhecimentos e sempre tem levado alunos junto”, ressalta.

Conforme o professor, o atual momento do Karatê é bom, está estabilizado. “Há um bom número de praticantes, várias academias em todo o Estado, milhares de praticantes em todo o país, sempre trabalhando em sintonia e respeito às diferentes artes marciais, sobretudo baseado na educação e princípios democráticos de liberdade de cada um. Todas as artes marciais são boas, quando seus princípios são bem conduzidos”, enfatiza. Remanescente da primeira turma, Tadeu Rocha destaca que a perseverança que é um dos princípios de Karatê. “Nesse período de 35 anos, centenas de pessoas participaram, praticaram a modalidade em algum momento. Todos levaram para suas vidas os ensinamentos baseados no respeito, lealdade, perseverança, boa conduta, entre outros princípios morais, repassados para várias gerações”, conclui.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027