Diário da Manhã

Educação

16ª Jornada Nacional de Literatura será lançada na terça-feira

Autor: Redação Diário da Manhã
16ª Jornada Nacional de Literatura será lançada na terça-feira
Fotos: Arquivo/Jornadas Literárias

Solenidade acontecerá no Palácio Piratini, em Porto Alegre

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo realizam, na próxima terça-feira, dia 21 de março, a solenidade de lançamento da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento será realizado às 18h30min, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A Jornada acontecerá de 2 a 6 de outubro de 2017.

As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007, caracterizando-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina. Neste ano, quando completam 36 anos de existência, as Jornadas Literárias passam por uma importante remodelação.

As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”. Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.

Os autores e seus espaços

Para o professor Miguel Rettenmaier, da coordenação da movimentação cultural, a Jornada tem uma trajetória que, historicamente, une tanto o interesse pelas inovações tecnológicas – pelos novos suportes de leitura, pela renovação das formas de expressão – quanto a preocupação com a tradição e com o legado da arte literária: “Pensar a literatura contemporânea e as inovações estéticas implica saber que tudo o que é novo não deixa de ser releitura”.  Assim, preservar a memória da literatura, representada por seus grandes nomes, é uma forma de dar ao cânone a importância que lhe é devida, ao mesmo tempo em que se amplia o reconhecimento a autores mais recentes, que têm ingresso garantido na galeria de grandes autores literários brasileiros.

Segundo Fabiane Verardi Burlamaque, também coordenadora da movimentação cultural, “a Jornada tem compromisso com o contexto e com o presente, mas não pode deixar de somar às obras dos autores convidados um vasto horizonte de fontes, os quais garantem a identidade literária de nossa cultura”.

Assim, nesse novo momento das Jornadas Literárias, serão organizados quatro ambientes, que homenagearão os escritores Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.

O Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector é uma homenagem à autora, falecida em 1977, ou seja, quatro décadas antes do ano de edição da 16ª Jornada de Literatura de Passo Fundo. É composto por quatro lonas com nomes alusivos às personagens de lendas brasileiras transcritas por Clarice Lispector na obra Como nasceram as estrelas (1987): Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda do Negrinho do Pastoreio e Tenda do Curupira. Esse espaço está reservado às atividades da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura.

O Espaço Drummond será composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta falecido em 1987, três décadas antes do ano de edição da Jornada de 2017. A frente do complexo, com acesso aos demais ambientes, será chamada de Passo Itabira (alusão a Passo Fundo e à cidade de nascimento de Drummond).

O Espaço Suassuna, na grande lona, com capacidade para 2 mil pessoas, é uma homenagem a Ariano Suassuna, nascido em 1927 e que, portanto, completaria, no ano da 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura, 90 anos de idade. A entrada do circo terá nomenclatura associada à obra do autor, o que também ocorre com o palco, chamado Palco da Compadecida. A ideia de batizar o grande circo com o nome desse autor está diretamente vinculada à memória da Jornada, já que Suassuna recebeu, perante 5 mil pessoas, no Circo da Cultura, em 2005, durante a 11ª Jornada Nacional de Literatura, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade de Passo Fundo.

O Espaço Moacyr Scliar, no Centro de Eventos da UPF, é uma homenagem ao escritor que adotou o projeto da Jornada desde seu início e que foi presença constante desde as primeiras edições. A homenagem é alusiva, também, à comemoração, em 2017, pelos seus 80 anos de nascimento. Dessa forma, o ambiente estruturado no Centro de Eventos – onde se realizam as exposições da Jornada e da Jornadinha – será denominado Espaço Moacyr Scliar. A entrada do Centro de Eventos terá nomenclatura associada à obra do autor, bem como o hall de entrada, chamado Hall dos Centauros.

Para a constituição dos espaços, a comissão organizadora solicitou autorização dos herdeiros, sendo prontamente atendida.

Segundo a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, rebatizar esses espaços com nomes consagrados da literatura reforça o novo ciclo que se instaura nas Jornadas Literárias de Passo Fundo, marcado por um conceito que se expande e dialoga com diferentes espaços, pessoas e situações dos distintos territórios. “Com isso, fortalecemos uma pedagogia literária com potência criativa, crítica e estética, reconectando leitores e autores de diferentes idades e épocas, com suas produções e sonhos, trazendo, quiçá, um futuro mais promissor para todos!", finaliza.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027