Diário da Manhã

Saúde

Fisioterapeuta dá dicas para minimizar os riscos de lesão

Autor: Redação Diário da Manhã

Moderar a intensidade dos exercícios, o peso e o número de repetições é primordial tanto para iniciantes quanto para antigos praticantes

Se você sai destruído da academia após a musculação, não vai ter vida fácil durante um treino de crossfit. Criada nos Estados Unidos para treinar soldados do exército, policiais e bombeiros, a modalidade de atividade física baseada em “superar os próprios limites” ganha, a cada dia, mais adeptos no Brasil e, em proporção equivalente, também faz suas vítimas. Um estudo divulgado pela revista científica Journal of Strenght and Conditioning Research Publish Ahead of Print revelou que 73% dos praticantes da modalidade já sofreram algum tipo de lesão – desses, 7% precisaram de intervenção cirúrgica.

Conforme o fisioterapeuta Helder Montenegro, as lesões no ombro e na coluna são as mais comuns entre os praticantes. “O treinamento do crossfit possui um conjunto de atividades pesadas, por vezes, exaustivas. A modalidade trabalha em altíssima intensidade, exigindo o máximo do corpo. O alto índice de lesões se deve, justamente, a carga de treinamento excessiva, que expõe o praticante a riscos. O segredo para evitar as lesões é, como em todas as atividades físicas, respeitar os limites do corpo”, explica.

A prática incorreta dos exercícios e suas repetições também estão igualmente associadas à ocorrência de lesões. A recomendação, então, é que as pessoas procurem academias de referência, com profissionais capacitados. “Quando, no exercício do agachamento, se projeta o joelho à frente da linha dos pés, pode até mesmo provocar corte no menisco. Muitas vezes, há também uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se rompem. Já a carga excessiva de peso na coluna, associada a uma postura errada, pode acarretar em dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia”, revela.

Para minimizar o risco de lesão, outra recomendação é que as pessoas interessadas na prática do crossfit façam uma avaliação adequada com um profissional da saúde antes de começarem os treinamentos. Moderar a intensidade dos exercícios, o peso e o número de repetições é primordial tanto para iniciantes quanto para antigos praticantes. “O grande ponto é a capacidade do profissional de avaliar as individualidades e saber dosar a intensidade do treinamento para cada aluno. Se isso for feito, o crossfit passa a ter os mesmos riscos de lesão que outros atividades, como a musculação”, complementa o fisioterapeuta.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027