Diário da Manhã

Meio Ambiente

Projeto Transformação completa 10 anos

Autor: Redação Diário da Manhã
Projeto Transformação completa 10 anos
Foto: Arquivo/DM

Iniciativa busca a inserção social através da reciclagem e correta destinação dos resíduos sólidos

Um dos mais importantes meios de inserção social completa 10 anos de atuação em Passo Fundo. É o Projeto Transformação, que angariou também, ao longo de uma década, a Associação de Entidades. Para celebrar a data, hoje (31) haverá um evento especial no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame.

Segundo o coordenador, Volnei Fortuna, o Projeto Transformação tem como finalidade principal mostrar à sociedade que o lixo pode ser revertido em trabalho e renda. “Estamos desenvolvendo atividades desde 2007, em quatro frentes. Tudo para inserir famílias à comunidade, através do trabalho com o reaproveitamento de materiais” disse.

As quatro frentes citadas incluem um trabalho na perspectiva da educação sócio-ambiental, onde se desenvolvem oficinas a empresas, escolas, igrejas. Espaços públicos e provados. Sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a ótica de destinação correta dos resíduos sólidos. Outra iniciativa é voltada a 65 crianças e adolescentes moradores da Vila Popular e que têm aulas de capoeira, dança, percussão, reforço escolar e inclusão digital no turno inverso ao escolar.

O cooperativismo e associativismo são lembrados através do atendimento a quatro entidades. “Damos suporte, com aparato administrativo e financeiro. Subsidiamos equipamentos como prensas. Fazemos encontros de formação, visando o processo de protagonismo, também viagens de intercâmbio” conta Volnei Fortuna. A próxima viagem, aliás, será até Minas do Leão, para que os catadores conheçam onde vai o resíduo sólido de Passo Fundo.

Por fim, há a atuação na construção de políticas públicas. “Fazemos com que as pessoas participem ativamente na vida da comunidade, a partir de conselhos paritários, como Conselho Municipal do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Assistência Social. As cooperativas estão inseridas e discutem as políticas públicas” explica o coordenador.

Cinco entidades

O Projeto Transformação é tocado por cinco entidades de Passo Fundo: Cáritas Arquidiocesana, Instituto Menino Deus, Congregação Nossa Senhora, Associação dos Missionários da Sagrada Família e Associação de Maria Auxiliadora. Atende a 65 crianças e adolescentes e 50 catadores, nas cooperativas localizadas na Vila Popular, Santa Marta, Antigo Aterro Sanitário e Bairro Bom Jesus.

Usina

Conforme Volnei Fortuna, a atuação na usina de reciclagem, atualmente, é uma das grandes fragilidades que são encontradas desde setembro de 2016. “Aquele trabalho está em aberto, o aterro está interditado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Consideramos que a interdição atinge diretamente a Recibela, que atua lá. Existem contradições, como a não liberação às atividades da cooperativa nas máquinas, com liberação para que pessoas fiquem sobre o aterro sanitário”.  Ainda de acordo com o coordenador, “foi apresentado laudo de desinterdição e aguardamos ansiosos pelo retorno positivo do Ministério. Em curso, também, a proposta junto ao poder municipal para que a Recibela seja contratada como responsável pelo processo de triagem e seleção do material. A Codepas ficaria com as funções de coleta e destinação final”.  

Para tanto, é necessário que se faça um investimento de R$ 6 milhões no aterro, com condição de construir um complexo de reciclagem, modelo para que se consiga fazer um processamento de todo o resíduo produzido em Passo Fundo. Por dia, gera-se 150 toneladas de lixo na cidade e as associações conseguem triar 120 toneladas por mês. 

Festa

Às 19h, no Centro de Eventos do Notre Dame, ocorrerá uma celebração pelos 10 anos do Projeto Transformação. Serão momentos de diálogos com lideranças e será lançado um livro contando a história dos 10 anos do Projeto Transformação.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027