Diário da Manhã

Meio Ambiente

Corsan lançará campanha para conscientizar a população

Autor: Aline Prestes
Corsan lançará campanha para conscientizar a população
Foto: Arquivo/DM

Companhia pretende iniciar a ação em abril com o objetivo de informar e notificar a comunidade sobre a importância em se ligar nas redes coletoras de esgoto. Economias que não se ligarem no prazo serão taxadas

No mês de abril a Companhia Riograndense de Saneamento, Corsan, lançará uma campanha em Passo Fundo com o objetivo de informar, alertar e conscientizar a população sobre a importância em ligar seus imóveis no tratamento de esgoto da cidade. Com duas estações de tratamento de esgoto, Arroio Miranda e Araucária, a companhia coleta e trata 28% das economias do município.

Conforme conta o Superintendente da Corsan, Aldomir Antônio Santi, este número poderia ser ainda maior. “Ainda existe 7% das economias que tem rede na frente de suas casas, apartamentos, empresas e lojas e não se ligaram, mesmo já tendo recebido diversas notificações” aponta.

Segundo a moradora do Bairro Victor Issler, Sueli dos Santos, na sua casa a rede foi ligada assim que receberam a primeira notificação da Corsan, a qual informava que o serviço já estava disponível na sua rua. “Logo que possível nos ligamos no tratamento de esgoto. Este serviço termina com as fossas da cidade, faz com que o meio ambiente seja mais preservado, não sendo largado este material diretamente nos rios e afluentes da cidade. Essa iniciativa é um bem para saúde de todos” salienta ela.

Sueli afirma se sentir prejudicada por ter se ligado ao tratamento de esgoto, observando que outras pessoas ainda não fizerem o mesmo. “A iniciativa é excelente, mas o ideal seria que todas as pessoas seguissem a solicitação da Corsan” aponta.

Preocupados em resolver essa questão, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, AGERGS, regulamentou uma ordem possibilitando que a Companhia cobre pela disponibilidade do serviço. Ou seja, independe se as pessoas estiverem ligadas ou não, serão obrigadas a pagar a taxa. “Nosso objetivo não é cobrar, mas sim, fazer que a população se conecte nas redes coletoras, evitando também impactos ambientais”, garante Santi.

Para os próximos cinco meses a Corsan esperara concluir mais algumas obras, aumentando em mais 15% os locais onde será possível se ligar. Essas obras fazem parte das ampliações projetadas para a Estação Tratamento de Esgotos Araucárias de Passo Fundo. A qual recebeu em fevereiro deste ano, recurso de 12,6 milhões, disponibilizado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Com esse projeto a Companhia possibilitará ainda que o município amplie e modernize a estação, aumentando sua capacidade para 300 litros por segundo, assim também atendendo famílias da região.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027