Diário da Manhã

Geral

Materialização do sonho

Autor: Aline Prestes
Materialização do sonho
Foto: Aline Prestes/DM

Na data em que comemora 63 anos de fundação, IHPF inaugura sua sede no espaço cultural Roseli Doleski Pretto
 

Após 63 anos de preservação da história do município e da região, no próximo sábado (15) o Instituto Histórico de Passo Fundo inaugura sua sede própria. Preocupados em manter a identidade social, arquivando objetos, fotografias e memórias o Instituto que agora estará localizado na Rua Teixeira Soares, junto do espaço cultural Roseli Doleski Pretto oferece a Passo Fundo um ambiente para preservar e difundir a história local.
 

A entidade foi fundada em 15 de abril de 1954 e é formada por interessados na história regional, a qual visa também estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos. O Presidente do IHPF, Fernando de Miranda afirma “Conservamos documentos e acervos, possibilitando que a comunidade tenha acesso fácil a esse material”.
 

Idealizado pelo escritor e jornalista Jorge Cafruni,  o Instituto inicialmente teve como objetivo levantar informações para a programação do 1º Centenário de emancipação de Passo Fundo que aconteceria em 1957. “Diante disso, um grupo interessado na história local começou reunir-se arrecadando materiais e arquivando o que era coletado” conta Fernando.
 

Com dois acessos, a nova sede Dr. Carlos e Celina Madolosso homenageia a família que com sua sensibilidade cultural propiciou o terreno e a construção da obra. “Com este espaço poderemos abrigar nosso acervo, fazer as reuniões do Instituto, receber estudantes e a comunidade. Inicialmente será realizada a organização, salvaguarda e em seguida, será disponibilizado os acervos, realização de atividades culturais, exposições e pesquisas históricas” aponta o presidente.
 

Membro do IHPF Djiovan Carvalho, afirma a importância da entidade e da sede própria para a cidade “Com a materialização do sonho, o IHPF vai poder desempenhar seu compromisso social, que é a preservação da história e a difusão disso para a comunidade geral, podendo atingir um público maior, fazendo que as pessoas conheçam mais da nossa história” diz ele.
 

Arena
Vale destacar também, que além da construção foi realizado um convênio com a prefeitura, onde o Instituto construiu a Arena Instituto Histórico, que é um auditório a céu aberto no pátio do espaço cultural Roseli Doleski Pretto. Assim, o IHPF foi incluído como parte do núcleo cultural desenvolvido no espaço junto do Teatro Municipal, Museu Histórico Regional, Museu de Artes Visuais, Academia Passo-Fundense de Letras e Biblioteca Pública.
 

Trabalho desenvolvido
Com sete categorias de sócios, o Instituto possui mais de 15 mil páginas de documentação que encontram-se todos digitalizados à disposição de pesquisadores, estudantes e comunidade em geral. Além disso, o IHPF desenvolve projetos e ações, produção de livros, realização da curadoria do Espaço Cultural Nicoleit&Oro, pesquisas e eventos.
 

Entre a programação anual da instituição para o mês de maio está incluído o I Fórum Sul-brasileiro de Institutos Históricos com o tema “Ferrovias: território, sociedade e memória”, onde ocorrerão debates, palestras, exposições ao público, salientando a importância da viação férrea. O fórum reunirá representantes de mais de 30 institutos históricos e entidades congêneres dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 

Ainda em 2017, ano que Passo Fundo completa 160, anos foi realizado parceiras com projetos e outras instituições uma série de atividades comemorativas. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027