Diário da Manhã

Saúde

A vez dos grupos prioritários

Autor: Matheus Moraes
A vez dos grupos prioritários
Foto: Matheus Moraes/DM

Vacinas contra vírus Influenza só serão liberadas para população em geral após imunização de 90% das pessoas dos grupos de risco. Em Passo Fundo, cerca de 68 mil doses serão espalhadas em 27 postos de saúde

A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou oficialmente nessa segunda-feira (17), em Passo Fundo, para os grupos prioritários, cujo crianças de seis meses até cinco anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); estão incluídos. Ao todo, são 27 locais disponibilizados para imunizar o grupo de risco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 68 mil doses da vacina serão utilizadas na cidade.

Em nível nacional, a imunização havia iniciado em 10 de abril. No entanto, o município adotou a estratégia destinar as doses restritamente aos grupos de alto risco, como os trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e instituições de longa permanência. Segundo dados do setor de saúde, aproximadamente 5 mil pessoas foram vacinadas na primeira semana de campanha. A meta é vacinar, pelo menos, 10 mil pessoas dos grupos de risco. A vacinação será liberada ao público em geral apenas depois que 90% das pessoas incluídas nos grupos de risco recebam a imunização. A campanha será encerrada em 26 de maio.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Raquel Carneiro, há grande procura pela vacina, mas não foram registradas grandes filas nos postos de vacinação. “O fluxo é contínuo, mas não há grande espera da população. Não há filas formadas por muito tempo, estamos conseguindo atender a comunidade da forma mais adequada”, declara. Segundo ela, os pontos de vacinação com maior concentração de pessoas foram nos CAIS Hípica e Petrópolis e no Clube Juvenil – onde duas salas foram emprestadas para atendimento.

A comunidade não precisa se deslocar até o Centro para conseguir a imunização. Com diversos pontos de vacinação, outros locais de saúde oferecem suporte para realizar a vacina de forma mais próxima para a população. Até o momento, o município trabalha com 25% do total de doses a ser oferecido para os passo-fundenses. “As doses vêm de forma gradativa. Estamos repondo nas unidades para não haver falta. Estamos com todas as unidades abastecidas e com andamento normal do processo”, completa Raquel.

A campanha

Em 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017, sendo 6 de maio, o dia de mobilização nacional. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Documentação necessária

Idosos, professores e profissionais da saúde precisam levar apenas um documento com foto para identificação. Crianças de seis meses até cinco anos precisam que suas carteiras de vacinação sejam apresentadas para conseguir a imunização. Pessoas do grupo de comorbidade devem levar atestado ou recomendação médica em mãos para facilitar o atendimento. Gestantes necessitam constar com a carteira de gestante.

Vacinação em casa

Pessoas com 60 anos ou mais podem ser vacinados sem precisar se locomover. Por meio do Programa Vacinação em Casa, idosos conseguem ser imunizados em domicílio pelo quinto ano do programa. Para conseguir que a equipe de saúde seja destinada até a residência, é necessário realizar agendamento pelo telefone (54) 3046-0153. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027