Diário da Manhã

Política

Destino em discussão

Autor: Redação Diário da Manhã
Destino em discussão
Foto: Arquivo/DM

Projeto protocolado na Câmara de Vereadores autoriza a retirada do monumento da Caravela

Um Projeto de Lei (PL) em tramitação no Parlamento Municipal permite que a Caravela que fica num dos trevos de acesso a Passo Fundo, no Bairro Boqueirão, seja retirada pelo Executivo se, eventualmente, houver esse interesse. De autoria do vereador Ronaldo Rosa (SD), a matéria coloca que o monumento não cumpre com o objetivo a partir do qual foi construído, que era servir como um ponto turístico, e ainda interrompe outro tipo de planejamento que poderia ser feito para o local.

Conforme Rosa, o Município tem realizado investimentos que fomentam a aproximação das pessoas com os espaços públicos. A caravela, há muito tempo, é alvo de vandalismos e, para aquele trecho, poderia ser elaborado um projeto para uso dos moradores. "A retirada do monumento tem, ainda, a finalidade de oferecer uma melhor utilização, como através da construção de caminhódromos, ciclovia, academia ao ar livre", entende o vereador, confidenciando que o protocolo tem o objetivo de provocar discussão e entender o posicionamento da população em relação ao tema.

A caravela foi construída em 2000, representando os 500 anos da chegada dos portugueses no Brasil. No trâmite legislativo, o PL, com teor autorizativo, ainda deve passar pelas comissões permanentes da Câmara que analisarão, por exemplo, sua legalidade.

O que pensa a Associação

Consultado sobre o assunto, o presidente da Associações de Moradores do Bairro Boqueirão, Mauro Moreira, recordou que, há cerca de dois anos, uma comissão de residentes da região solicitou à Prefeitura que melhorias fossem realizadas. “Já tínhamos ido lá ver a Caravela com uma comissão da Associação, juntamente com representantes da Cohab Secch e do Bairro Edmundo Trein, além de pessoas da Prefeitura. Solicitamos ao Executivo para que fosse feito um projeto para uso daquela área pelas pessoas que circulam.  Pedimos a pintura e limpeza”, confirmou Moreira, ao frisar que a reivindicação não compreende o trevo próximo, por ser responsabilidade do Estado.

“Não gostaríamos que retirassem a caravela, porque é um bem público. Mas sim que fosse reformada e tivesse um projeto para uso do local. Também fizemos a sugestão para que a ciclovia fizesse a volta na caravela”, complementou.

A secretária de Planejamento do Município, Ana Paula Wickert, afirmou que a possibilidade de retirar o monumento daquele ponto ainda não chegou a ser discutida.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027