Diário da Manhã

Geral

Desenhando Sorrisos em prol do Hemopasso

Autor: Aline Prestes
Desenhando Sorrisos em prol do Hemopasso
Foto: Aline Prestes/DM

O Projeto realiza hoje ação para receber doações de sangue e medula óssea no Hemocentro de Passo Fundo

Para promover a doação de sangue e o cadastramento de doadores de medula óssea, o projeto Desenhando Sorrisos, em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo, o Hemopasso, realiza hoje uma ação exclusiva. Com direito a pocket show da banda passo-fundense Lee Jhones, distribuição de brindes e lanche especial aos doadores de sangue.

Pensando em conscientizar a comunidade da importância da captação da medula óssea e a doação de sangue o Grupo realiza esse dia especial, mostrando para a população que um simples gesto pode salvar muitas vidas. A coordenadora do Grupo Desenhando Sorrisos Melina Rodrigues salienta “A ação de hoje, visa manter os estoques de sangue, até em função dos feriados e também queremos ampliar o banco de cadastros de medula óssea, por ser uma compatibilidade tão restrita, sendo uma média de uma pra cada cem mil cadastrados, precisamos aumentar a probabilidade de encontrar o doador compatível” aponta.

Eduarda Bueno Moro de 13 anos participa hoje contando sua história, a menina recebeu transplante de medula óssea de um doador da França. “Eu fiz tratamento de quimioterapia e radioterapia por quatro anos e não adiantou. Os médicos que me tratavam decidiram fazer o transplante, então em 11 de julho de 2016 eu fiz o transplante em poucos dias minha medula melhorava cada vez mais” conta ela.

Ela ainda salienta “É muito importante que as pessoas doem, como eu tive essa oportunidade de reviver de novo, outras pessoas crianças e adultos como eu também podem. É só um minuto da pessoa que pode salvar vidas”.

Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos. A compatibilidade em média de um doador é de um a cada 100.000 pessoas. Por conta deste número, os idealizadores do evento reforça a importância de ampliar o banco de doadores. Para a doação de sangue, os tipos sanguíneos mais procurados são O negativo e O positivo. É preciso pesar mais de 50 kg para doar sangue, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e estar alimentado.

A ação acontece até 17 horas e Hemopasso fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055.

  • Foto: Aline Prestes/DM
  • Foto: Aline Prestes/DM
  • Foto: Aline Prestes/DM

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027