Diário da Manhã

Saúde

Unidade da Farmácia Popular próxima de encerramento

Autor: Matheus Moraes
Unidade da Farmácia Popular próxima de encerramento
Foto: Matheus Moraes/DM

Com corte de verbas do Governo Federal, loja física do programa tende a fechar a partir de maio. Medida não deve impactar na comunidade, que encontrará medicamentos em farmácias conveniadas

A unidade própria do Programa Farmácia Popular de Passo Fundo deverá ser encerrada a partir de maio. O fechamento deve ocorrer em razão dos cortes de verba da União, anunciado pelo Governo Federal no fim de março deste ano, em virtude de que muitas unidades possuem mais gastos com custos do que com medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, são 393 unidades do programa que podem ser encerradas em todo o país sem o financiamento do órgão.

Instalada na Rua Fagundes dos Reis, 215, no Centro da cidade, a sede do Programa Farmácia Popular em Passo Fundo possui um quadro mínimo de funcionários. Além disso, o movimento é pequeno durante o horário de atendimento. De acordo com a secretária adjunta de Saúde do município, Eliana Bortolon, cerca de cinco pessoas passam pelo local diariamente. “São poucas pessoas atendidas nessa farmácia, é uma demanda pequena. O movimento natural seria muito maior. Isso acontece porque as pessoas acabam indo na rede privada buscar remédios”, afirma. Mesmo com a tendência de fechamento do local, os remédios oriundos do programa são disponibilizados em outros locais na cidade, como em farmácias do município ou redes conveniadas.

Em todo o país, prefeituras podem optar por manter as unidades abertas com recursos próprios. A possibilidade, no entanto, não é sinalizada em Passo Fundo. “Tudo indica que a farmácia será fechada, por conta da dificuldade de se manter”, relata a secretária adjunta de Saúde. Contudo, ela garante que não há motivos para a população se assustar com a notícia, visto que o encerramento do local físico não irá impactar no município. “Há o programa na rede privada, não teremos problemas com relação a isso. Não vai ter nenhum impacto para a sociedade. Todos esses remédios que as pessoas pegam na farmácia popular serão encontrados na rede privada”, garante Eliana.

A secretaria de Saúde do município ainda aguarda orientação do Ministério da Saúde para saber qual será a destinação dos medicamentos que sobrarem no estabelecimento. Segundo Eliana, possivelmente eles serão recolhidos após o fechamento do local. Na unidade de Passo Fundo, o medicamento mais caro, segundo funcionários, é de R$ 14.

Programa Farmácia Popular

Criada em 2004 na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa tem por objetivo distribuir medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. Espalhado em todo o país, o projeto visa ampliar o abastecimento de medicamentos para doenças comuns entre a população. O programa possui duas modalidades: rede própria de Farmácias Populares e parceria com farmácias e drogarias da rede privada, denominada como “Aqui tem Farmácia Popular”.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027