Diário da Manhã

Cultura

Definido patrono da Feira do Livro

Autor: Aline Prestes
Definido patrono da Feira do Livro
Foto: Divulgação

Luis Fernando Verissimo encerra sua carreira em participações de eventos na 31ª edição do evento de Passo Fundo

A Feira do Livro de Passo Fundo 2017 já tem seu patrono definido, Luis Fernando Verissimo vem para a cidade trazer cultura, conhecimento e exemplo cultural. Em sua 31ª edição, o evento acontece de 3 a 12 de novembro, reunindo pessoas da região onde são contempladas com apresentações artísticas, bate-papos, exposições, mostras, oficinas, painéis, palestras, recreação, sessões de autógrafos, teatros e esquetes teatrais, sempre fazendo referência a diversos autores da literatura brasileira.

Ser escolhido como patrono é ser reconhecido pelo seu legado, por isso, Verissimo foi citado entre as reuniões da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF) conforme conta a vice-presidente da associação Zirlei Bueno Cappellar. “A cada dois anos escolhemos um patrono de fora para representar nosso movimento cultural e diante do trabalho como escritor e seu exemplo com textos reconhecidos internacionalmente, fizemos o convite para Verissimo, que para nossa felicidade, aceitou fazer parte da nossa feira”, afirma.

Zirlei comenta ainda que Verissimo vem para Passo Fundo com o intuito de fomentar a leitura na comunidade, trazer novas experiências e encerrar suas participações em eventos. “A Feira do Livro foi escolhida para finalizar esse ciclo em sua vida”, esclarece a vice-presidente.

Além disso, neste ano a feira contempla também o Hospital da Cidade e o Hospital Bezerra de Menezes como o ‘Amigo do Livro’. “Todos os anos organizamos uma campanha de arrecadação de livros que inicia antes da feira e segue com ponto de entrega no evento, e posteriormente, doamos para a instituição escolhida. Nossa intenção quando escolhemos o HC e o HBM foi pensando em oferecer aos pacientes que ficam nas salas de espera e nos leitos ter a companhia de um livro” aponta Zirlei.

Trabalhando o ano todo em prol da feira, a ALPF caminha em busca de popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura oferecendo à comunidade o acesso gratuito a diversas atividades culturais em diálogo com o livro e a literatura. “O evento é realizado no espírito de uma grande festa literária que procura incentivar e valorizar o ato de ler, entendendo-o como um elemento fundamental para a formação crítica e cidadã” finaliza ela.

Luis Fernando Verissimo

O gaúcho, filho do escritor Erico Verissimo nasceu em Porto Alegre no ano de 1936. Verissimo é um escritor imaginativo, de humor refinado, sofisticado e popular ao mesmo tempo. Colunista em diversos jornais do país, e dono de uma vasta obra literária, que inclui livros infanto-juvenis, de humor, quadrinhos, crônicas e romances, publicados no Brasil e no mundo. Suas obras já ganharam adaptações no cinema, na TV e no teatro.

Entre seus muitos best-sellers estão ‘Comédias da Vida Privada’, que foi adaptado para uma série da TV, ‘Gula: O Clube dos Anjos’, romance da coleção Plenos Pecados, ‘Borges e os Orangotangos Eternos’, uma ficção policial e ‘O Analista de Bagé’, com as histórias desse profissional politicamente incorreto e divertidíssimo, que virou um dos personagens mais populares da literatura brasileira.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027