Diário da Manhã

Polícia

BM aumenta efetivo na região

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
BM aumenta efetivo na região
Foto: Arquivo/DM

Batalhão com sede em Carazinho vai receber oito policiais, destinados aos municípios que tinham menos de três PM's. Em todo o CRPO Planalto são 27 novos militares

A informação do comando-geral da Brigada Militar (BM) de que nenhum município gaúcho terá menos de três policiais a partir de junho começa a ganhar forma no estado. A partir do anúncio do coronel Andréis Dal'Lago, comandante-geral da corporação, a região Norte vai receber 27 novos policiais.

As transferências de policiais para os diferentes pontos do solo gaúcho que precisam de reforço já foi aprovada. “Esse era um pleito nosso e nesta semana os boletins de transferências foram aprovados. A região de Passo Fundo vai receber 27 novos policiais militares”, revela o coronel Jair Euclesio Ely, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) na região do Planalto.

O Coronel adianta um futuro plano da corporação. “Os municípios da região do CRPO Planalto que tinham menos de três policiais e aqueles que contavam com o patrulhamento itinerante passarão a ter no mínimo três policiais. Isso não é um projeto, já é uma ação da Brigada. Além disso, pretendemos que até 2018 todas as cidades gaúchas tenham no mínimo cinco policias militares”, projeta o comandante do CRPO Planalto.

Reforço na região de Carazinho

Conforme o CRPO Planalto, o 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Erechim e o Regimento de Passo Fundo receberão reforços, assim como o 38° Batalhão de Polícia Militar (BPM), cuja sede é Carazinho.

O Batalhão de Carazinho receberá oito novos policiais. “Agora, com certeza poderemos contar com no mínimo três policiais em cada um dos municípios de nossa área de atuação. É um grata surpresa receber esse reforço e vamos planejar a melhor forma de utilizar esses militares”, explica o capitão Willian Ragnini, comandante em substituição do 38° BPM.

Dos oito policiais destinados para o Batalhão de Carazinho, dois vão atuar em Coqueiros do Sul. Os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Campos Borges, Victor Graeff, Alto Alegre, Mormaço e São José do Herval receberão um PM cada um.

Prefeitos comemoram

Os prefeitos dos municípios integrantes do 38° BPM receberam com entusiasmo a notícia de que mais policiais passarão a atuar na região. “É uma informação muito boa e que recebemos com a esperança de que se concretize. Mesmo a segurança sendo uma responsabilidade do governo estadual, a Prefeitura é a primeira porta em que os moradores batem e acabamos sendo cobrados por essas questões também. Esse reforço é muito importante”, salienta Elio Freitas, prefeito de Santo Antônio do Planalto.

Leonir Wentz, vice-prefeito de Coqueiros do Sul, também comemorou a destinação de policiais militares para a região. “A comunidade cobra muito o reforço no policiamento porque a insegurança aumentou muito recentemente. Um dos maiores problemas é no campo, com furto em propriedades e roubo de gado. Muitos moradores da área rural acabaram se mudando para a cidade pelo medo de ficar em suas propriedades”, afirma.

Formatura de policiais militares

O Coronel Euclesio relata que policiais militares aprovados em concurso público vão formar-se nos cursos preparatórios em duas etapas, alguns em julho e outros até o final do ano. “Todos os aprovados em concurso foram chamados e temos 1.020 alunos em preparação numa etapa e 420 em outra”, finaliza.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027