Diário da Manhã

Região

A caminhada da fé em Santa Rita de Cássia

Autor: Sereno Azevedo
A caminhada da fé em Santa Rita de Cássia
Foto: Sereno Azevedo/DM

Em Carazinho romaria em homenagem a Santa das Causas Impossíveis levou mais de 15 mil fiéis até o seu santuário, na estrada para Bela Vista

De pés descalços, em cadeira de rodas, com uma imagem, com o filho pequeno nos ombros ou com uma simples flor na mão, milhares de pessoas demonstraram sua fé em Santa Rita de Cássia, no domingo (21) durante a romaria em homenagem à Santa das Causas Impossíveis. O clima não afastou o povo que encontra na Santa o conforto nos momentos mais difíceis da vida. Logo cedo centenas de fiéis esperam pela imagem de Rita de Cássia, que estava em frente à Igreja São José, no bairro Oriental de Carazinho, de onde foi carregada até o santuário em sua homenagem, erguido na estrada para Bela Vista.

A caminhada, conduzida pelo padre Avelino Pinzetta, começou minutos depois das 9h, seguindo da Igreja, por ruas do bairro Oriental, até a Avenida Flores da Cunha. Na sequência os fieis continuaram a profecia da fé, em direção ao santuário aonde chegaram por volta das 10h20min, local onde já havia a concentração de um grande número de romeiros.

Para o padre os santos devem ser “a nossa inspiração, para construirmos um mundo melhor”. A missa campal foi celebrada por mais três padres, Arnildo Fritzen, Leandro de Mello e Matheus Danielli. O tempo fechado, do início da manhã, não assustou os participantes, que saíram de suas casas com agasalhos de proteção para a chuva, que acabou não vindo, embora a previsão do tempo projetasse que as precipitações pluviométricas seriam durante todo o sábado.

Agradecimentos

A chuva do sábado (20) tornou o trecho rumo ao santuário embarrado. Mesmo assim, os fiéis enfrentaram os 6 Km da estrada. “O caminho quanto mais difícil melhor. Há muitos anos queria agradecer a Santa Rita, que me ajudou a retornar aos estudos depois de muito tempo. Consegui formação no magistério graças a ela, que nunca me abandonou nos momentos complicados da minha vida. Voltei a estudar com idade avançada e estou com 64 anos, aqui agradecendo a Santa Rita”, disse Valdete Zatti, que veio de Palmitinho. No colo carregava o neto.

Maria Isolina Santos, 53 anos, participou de todas as romarias. “Desde o começo venho para pedir e agradecer graças alcançadas”, disse  a moradora de Carazinho.

Vanderléia Meira, 42 anos, carregava no colo seu filho Samuel de três meses vestido de anjo. “Estou agradecendo a Santa Rita pela saúde do meu filho”, comentou.

Joana Monteiro Martins, 8 anos, fez pela primeira vez o trajeto entre a cidade e o santuário a pé. Mesmo sendo criança garante que é devota de Santa Rita, junto com a sua família.

O cadeirante Luciano Pereira Rocha, 41 anos, também acompanhou a romaria em sua cadeira de rodas. “Pelo segundo ano consecutivo, depois do acidente que sofri, participo da romaria com muita fé. Acredito muito em Santa Rita”, confirmou. Durante a tarde houve a benção dos romeiros.  

Público

Em sua 25ª edição os organizadores estimaram um público de romeiros acima das 15 mil pessoas de Carazinho, região e de cidades de outros estados como, por exemplo, Santa Catarina. Fieis que não puderam participar da caminhada acompanharam pela Rádio Diário da Manhã AM 780, que transmitiu a romaria ao vivo.

Mensagens por meio de redes sociais chegavam até a emissora agradecendo pela saúde restabelecida por interseção da Santa. Apoiou o evento um grupo de escoteiros e fiscais de trânsito da prefeitura.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027