Diário da Manhã

Cultura

Ações integram povos e culturas

Autor: Redação Diário da Manhã
Ações integram povos e culturas
Foto: Caroline Simor/UPF

Música, danças e cultura marcam o II Congresso Internacional de Folclore

A música e a dança são conhecidas como linguagens universais. Elas não precisam de muita explicação, passam o recado para que cada um, com suas vivências, possa absorver e compreender a mensagem. Esse sentimento marca o II Congresso Internacional de Folclore, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e com o apoio da UPF Idiomas.

Polônia, Chile, Costa Rica, Argentina, Peru e Brasil. Várias línguas e culturas são expressas por meio das danças e músicas típicas, numa troca de experiências e de conhecimento. Para a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, a Universidade carrega o orgulho de estar envolvida em ações que integram povos e culturas. “Todos estão aqui abertos a trocar informações e experiências. Esse intercâmbio de cultura é essencial para que a sociedade se desenvolva e para que, a partir desse conhecimento mútuo, tenhamos respeito, compreensão e união. A Universidade sente-se orgulhosa em desenvolver esse trabalho”, destacou, ressaltando o trabalho do coordenador do evento, Gustavo Maias, que há 20 anos atua no Grupo de Danças Folclóricas da Instituição.

Emocionado, Gustavo destacou a importância de eventos como esse em Passo Fundo. Para ele, essas movimentações, assim como o Festival Internacional do Folclore, permitem que o município e a região estejam conectados com o mundo. “Para nós, é uma alegria. Por onde passamos, fomos bem recebidos e estamos satisfeitos com o resultado. O que esperamos é que as pessoas vejam as apresentações e percebam o quanto a cultura é importante para uma sociedade desenvolvida e em paz”, frisou.

Homenagem

A exemplo do ocorrido na edição anterior, nesta, o Congresso também escolheu uma personalidade para homenagear. Com décadas de envolvimento com a cultura gaúcha, a escolhida foi Gilda Galeazzi, coordenadora da 7ª Região Tradicionalista. Ela recebeu o reconhecimento de todos e um troféu das mãos da professora Bernadete Dalmolin.

Programação tem continuidade

No sábado (27), às 9h, a Feff sedia uma palestra que abordará os aspectos culturais das nações, bem como as apresentações dos casais participantes. Às 20h, no Clube Juvenil, haverá um jantar de encerramento do Congresso.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027