Diário da Manhã

Meio Ambiente

Pautados pela biodiversidade

Autor: Redação Diário da Manhã
Pautados pela biodiversidade
Foto: Divulgação

Projeto Água em Foco, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com a escola municipal Zeferino Demétrio Costi, leva alunos do oitavo ano para o Muzar

Olhares curiosos e mentes inquietas. Assim, em meio à curiosidade e ao aprendizado, os alunos das duas turmas de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi puderam, através do Projeto Água em Foco, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em uma parceria com a escola, mergulhar no universo da biodiversidade através de uma visita ao Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da UPF, na tarde desta segunda-feira, 29. A atividade aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado no dia 22 de maio, data instituída pela ONU, e envolveu os alunos em visita à exposições e apresentação de vídeos, atividades que exploraram conceitos ligados ao meio ambiente.

Conhecimento que se constrói

Apesar de já ter visitado o Muzar em outras oportunidades, Gabriel Pulga, de 14 anos, Marcel Camargo, de 13 anos, e Gustavo da Silva, de 14 anos, se dividiam entre as perguntas feitas aos monitores. As cinco exposições visitadas -“Mamãe, cadê você? Progenitores e o cuidado com a prole”, “Ciência das abelhas: a vida da colmeia”, “Flora e fauna em perigo”, “Geologia e paleontologia” e “O mundo dos artrópodes: da beleza à medicina” – possibilitaram que os alunos compreendessem um pouco mais sobre a biodiversidade e sobre o meio ambiente. “Gostamos bastante de todas as exposições e pudemos aprender coisas que não sabíamos. Já vim outras vezes aqui e aprendi coisas que são importantes”, inicia Marcel que, ao lado dos colegas, participou, além das exposições, de uma atividade na Sala Verde que abordou aspectos essenciais da relação do meio ambiente com o homem. “É importante falar sobre esses assuntos para que possamos entender melhor o que acontece na natureza. E precisamos falar para que as pessoas se conscientizem sobre a importância do meio ambiente.”, complementa.                                                                                                                                                                                                                                                                                               Apoio para a sala de aula

A proposta desenvolvida pelo Muzar foi pensada para se adequar ao Projeto Água em Foco e busca possibilitar que os alunos reconheçam a biodiversidade e possam atuar na preservação do meio ambiente. Para os professores, a proposta contribui com o aprendizado em sala de aula. “O Projeto Água em Foco tem sido um apoio porque reforça o conhecimento que os alunos trazem de casa e que aprendem na escola. No Muzar, por exemplo, eles conseguem trocar ideias com acadêmicos da biologia que estão atualizados e percebem, visualmente, a flora e a fauna e compreendem a relação que existe entre cada um deles e até mesmo a questão da interdependência que existe no meio ambiente”, comenta a professora de Ciências Andreia Benetti Moraes. “É essencial trazer esse conteúdo para sala de aula porque precisamos compreender melhor a área das ciências”, conclui. Impossíveis de separar, a gestão dos recursos hídricos e a biodiversidade não podem, segundo o presidente do Comitê Rio Passo Fundo, Claudir Luiz Alves, ser tratadas de forma dissociada. Para ele, a atividade é essencial para esclarecer isso aos alunos. “Talvez essa atividade esteja entre as que mais agradam os alunos, justamente porque apresenta um amplo espaço, repleto de possibilidades de interação. Assim, eles podem compreender, na prática, como funciona a biodiversidade”, conclui.

Projeto Água em Foco

O projeto “Água em foco: em busca da preservação dos recursos hídricos”, uma parceria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi, teve início em março e busca promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado. Ao fim de cada atividade, os alunos são desafiados a produzir, em sala de aula, poemas, desenhos ou redações que, ao fim do projeto, serão reunidos em um livro que será apresentado à comunidade até o fim do ano.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027