Diário da Manhã

Meio Ambiente

Chuva deixa 13 cidades da região em situação de emergência

Autor: Redação Diário da Manhã
Chuva deixa 13 cidades da região em situação de emergência
Foto: Divulgação

Mais de seis mil pessoas estão desalojadas no Estado segundo a Defesa Civil

A sequência de chuvas fortes que vêm ocorrendo nas últimas semanas já desalojou mais de seis mil pessoas no Rio Grande do Sul. Segundo um balanço da Defesa Civil, divulgado na manhã de terça-feira (6), as cheias dos rios deixaram 1077 famílias desalojadas, e 433 ficaram desabrigadas. O balanço anterior, veiculado no último dia 5, apontava um total de 5,1 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas em decorrências das enchentes.

Em alguns municípios, a situação ficou agravada, e muitos serviços ficaram interrompidos pela dificuldade, ou até mesmo impossibilidade de acesso, devido a intensidade das chuvas. É o caso de Itaqui, localizada na fronteira do Brasil com a Argentina, distante 471km de Passo Fundo. Aproximadamente 1717 pessoas da cidade estão desabrigadas, muitas áreas foram interditadas, incluindo escolas, e por esta razão a prefeitura municipal de Itaqui anunciou na terça-feira (6) a decisão de suspender parcialmente o período letivo, antecipando as férias escolares. A prefeitura informa que são três escolas ainda em situação de alagamento. A previsão é que o retorno ocorra na próxima terça-feira (13). Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, é o município mais atingido. Cerca de 361 famílias estão desalojadas, e 68 estão desabrigadas. A cidade e toda sua região é banhada pelo Rio Uruguai, que atingiu a marca de 12 metros durante a manhã, que é quatro metros maior que o nível de alerta, e o dobro da altura das águas considerada normal no local, que é de 6 metros.

Na região de Passo Fundo, 20 municípios registraram perdas, e 13 destes decretaram situação de emergência. Casca, Gentil, Sertão, Vila Lângaro, Boa Vista das Missões, Novo Barreiro, São José das Missões, São Pedro das Missões, Barros Cassal, Soledade, Ibirapuitã, Lagoão e Tunas estão em alerta. Segundo o Primeiro Adjunto da Coordenação Regional da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Sargento Adair Miranda, esses locais registraram estradas danificadas, acessos com atoleiros, bueiros entupidos, e pontilhões com difícil acesso. Miranda também ressalta que não há nenhum desabrigado o desalojado, e que a situação da região é muito mais amena do que a de outras localidades do estado.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu um alerta na terça-feira, indicando cuidados que os moradores de áreas alagadas devem ter para evitar doenças. O órgão avisa às pessoas que voltarem às suas casas não entrar em contato com a lama, removendo-as com proteção de luvas, botinas, ou sacos plásticos bem amarrados, e também recomendam desinfetar os locais alagados com uma solução de água sanitária diluída. Reiteram também que nenhum alimento consumido deve ter contato com a água das chuvas, exceto quando embalados em pacotes vedados como latas, vidros à vácuo, e caixas longa vida, que também devem ser descontaminados com água sanitária diluída antes do consumo.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida pelo contato com a urina de animais infectados por uma bactéria, principalmente roedores. A doença pode levar até 30 dias para se desenvolver, mas, geralmente, os sintomas começam entre o sétimo e o décimo quarto dia após a exposição. Quem teve contato com água potencialmente contaminada e apresentar febre; dor de cabeça; dor no corpo (principalmente nas panturrilhas); vômitos ou pele amarelada (em casos mais graves), deve procurar um serviço de saúde. É importante relatar ao médico se entrou em contato com roedores, água e lama de inundações. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar a doença.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027