Diário da Manhã

Estado

Melhorias em estradas vão potencializar escoamento da produção

Autor: Redação Diário da Manhã
Melhorias em estradas vão potencializar escoamento da produção
Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Mais de 70 municípios do RS serão contemplados com melhorias a fim de potencializar o setor primário

As estradas vicinais são fundamentais para o escoamento da produção primária de importantes municípios do Estado. Com o objetivo de consolidar demandas das comunidades que prezam pelo desenvolvimento econômico das suas regiões, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria dos Transportes, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

A Parceria entre órgãos do governo do Estado vai possibilitar que sejam executadas melhorias nas estradas vicinais responsáveis pelo escoamento da produção primária em regiões importantes do Rio Grande do Sul. O termo de cooperação beneficiará 73 cidades contempladas no Programa de Melhoramento de Estradas Vicinais através da Consulta Popular, prevista no orçamento do Estado em 2017. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (8) entre os secretários dos Transportes, Pedro Westphalen, e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

A cooperação abrange obras de infraestrutura, bueiros, pontes e pontilhões para qualificar as condições de trafegabilidade e segurança das vias. A demanda foi escolhida como prioridade por mais de 70 cidades no processo que elege as prioridades da população.

Para Westphalen, facilitar o escoamento do setor primário é fundamental para o desenvolvimento regional. "Pelo menos 40% da economia do RS é fundamentada diretamente no setor primário e os outros 60% indiretamente. O convênio dará respostas à população que começa a ver modificações importantes para o seu desenvolvimento", destacou. "O acordo dará condições técnicas para os Transportes, através do Daer, avalie projetos e libere recursos para executar as obras", acrescentou Polo.

Municípios contemplados

Aceguá, Agudo, Alegrete, Almirante Tamandaré do Sul, André da Rocha, Barão, Barra Funda, Barros Cassal, Cacequi, Caibaté, Caraa, Centenário, Coxilha, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Ernestina, Esmeralda, Eugênio de Castro, Faxinal do Soturno, Faxinalzinho, Gentil, Getúlio Vargas, Giruá, Gramado Xavier, Guarani das Missões, Hulha Negra, Ibirapuitá, Itaara, Itacurubi, Itapuca, Ivora, Jaguari, Júlio de Castilhos, Lindolfo Collor, Macambará, Manoel Viana, Mariano Moro, Mato Castelhano, Monte Alegre dos Campos, Morro Reuter, Nova Alvorada, Nova Palma, Pinhal da Serra, Pinhal Grande, Pontão, Presidente Lucena, Quevedos, Rolador, Rondinha, Salvador das Missões, Santo Antônio das Missões, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, São Gabriel, São João do Polesine, São José das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro das Missões, São Valentim, São Vendelino, São Vicente do Sul, Tio Hugo, Toropi, Tupanciretã, Unistalda, Uruguaiana, Vanini, Victor Graeff, Vila Maria, Vitória das Missões.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027