Diário da Manhã

Educação

Multisseriação: Turmas seguem em atividade

Autor: Redação Diário da Manhã
Multisseriação: Turmas seguem em atividade
Foto: Matheus Moraes / DM

Medida tomada pelo Governo do Estado no final do ano passado atingiu escolas do perímetro rural da região de Passo Fundo. Segundo 7ª  CRE, não há risco de cancelamento de turmas ou fechamento de escolas

Ação tomada em fins de 2016, a decisão de reunir em uma mesma turma diferentes séries é uma prática que vem sendo adotada no sistema de ensino do Rio Grande do Sul. Chamado de multisseriação, o sistema está presente em escolas regidas pela 7ª  Coordenadoria Regional de Educação – porém, apenas no perímetro rural. E não há o risco de que turmas sejam canceladas.

A multisseriação foi adotada pela 7ª  CRE desde o início do ano letivo de 2017. Segundo a coordenadora adjunta da 7ª  CRE, Verônica Josefina Boaria Zanandrea, não são todas as escolas que precisam aderir ao modelo. “A multisseriação ocorreu já no início do ano letivo, para que fosse feita uma reorganização no sistema de educação, ainda em outubro e novembro de 2016. Analisou-se o número de alunos por escola e por turma” disse. No geral, conforme a coordenadora adjunta, “são escolas que tinham o número reduzido de alunos. A gente fez essas turmas e hoje temos dentro da 7ª  CRE uma média de 16 a 18 alunos por turma” completou.

Dentro dos 32 municípios da 7ª  CRE, há 101 turmas multiseriadas – todas seguindo a características de poucos alunos. Em Passo Fundo, as turmas multisseriadas estão presentes em escolas do meio rural, onde ano a ano há redução no número de alunos. “Nenhuma dessas escolas ultrapassa 100 alunos, no total” observa.

Fechamento

Um dos pontos mais polêmicos no projeto da multisseriação é a possibilidade de que haja o fechamento de turmas ou mesmo escolas. Tal situação, porém, não deve ocorrer. “Não existe essa possibilidade. Hoje nós trabalhamos justamente na visão de enturmação. Temos escolas que poderão ter mais alunos em uma série ou outra, mas deixamos claro que não existe encaminhamento para que se feche escolas na 7ª CRE” explicou Verônica.

Número de professores

No início do ano letivo, a 7ª CRE viveu um problema quanto à autorização de contratações de professores. “Hoje está tudo regularizado, então toda aquela demanda e deficiência que tínhamos foi sanada. Contratamos professores e suprimos necessidades especiais. Hoje existe demandas pontuais, como o afastamento de professores por motivo de saúde” pontuou a coordenadora adjunta. E, que está atuando tem conhecimento para atuar com a multisseriação. “Eu acredito que não se tenha nenhum prejuízo, até porque nós temos o cuidado em relação ao número significativo de alunos. Por isso essas turmas giram em torno de 16 a 18 alunos” finalizou.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027