Diário da Manhã

Geral

Doações começam a ser encaminhadas

Autor: Redação Diário da Manhã
Doações começam a ser encaminhadas
Foto: Kleiton Vasconcellos/DM

Material arrecadado pela Defesa Civil em Passo Fundo é destinado às regiões que foram afetadas pela enxurrada no Estado. No total, montante atingiu 200 toneladas

Entre o final de maio e início de junho, uma sequência de dias chuvosos causou grandes perdas em boa parte dos municípios gaúchos. Uma das regiões mais afetadas foi a Fronteira, onde cidades como Uruguaiana ficaram submersas devido ao grande voluma de chuva. Várias famílias perderam tudo o que tinham e uma rede de solidariedade se formou. Em Passo Fundo, por exemplo, uma campanha promovida pela Defesa Civil conseguiu arrecadar 200 toneladas de todo o tipo de produtos, que agora estão sendo encaminhados para os mais necessitados.

O envio iniciou na sexta-feira (16), quando carretas foram carregadas com alimentos, água, roupas material de higiene e limpeza, desde a sede da Defesa Civil de Passo Fundo. Segundo o vice-presidente da Força Voluntária de Defesa Civil, Marcos Tiago Schaeffer, a região Norte mostrou-se solidária. “Mais uma vez a região mostrou a sua solidariedade com os riograndenses. Aqui sofremos enxurradas, mas em outras regiões, como as ribeirinhas ao Rio Uruguai, há cheias, castigando a população. Podemos atender, com as doações recebidas, mais de 40 mil pessoas” afirmou. As doações já foram destinadas às cidades de Xiapeta, Uruguaiana e Inhacorá. “Nesses locais, as pessoas estão voltando para casa, com a baixa de um metro por dia do Rio Uruguai, e estamos atendendo essas pessoas de forma criteriosa” pontua.

Como ainda há material doado por chegar à sede da Defesa Civil de Passo Fundo, o vice-presidente estima em um total de 200 toneladas de doações. “A gente fica feliz em saber o quanto o povo de Passo Fundo é solidário. Temos certeza que agora as campanhas dão efeito surpreendente e a gente supre as necessidades em apenas um ou dois dias” complementa Schaeffer.

Transparência

Em outros Estados, campanhas de doações já foram alvo de polêmicas devido ao desvio ou perda do material doado. Para dar uma maior transparência ao processo de arrecadação, separação, contagem e encaminhamento, a Defesa Civil conta com importantes parceiros. “A gente sabe de eventos parecidos com situações complicadas. Procuramos alojar tudo no Quartel do 3o RPMon da Brigada Militar, sob as vistas da segurança. Nosso trabalho, além de voluntário, é feito às claras, para o acompanhamento da comunidade” encerra Marcos Tiago.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027