Diário da Manhã

Geral

Nova manifestação contra ordens de reintegração de posse

Autor: Matheus Moraes
Nova manifestação contra ordens de reintegração de posse
Foto: Matheus Moraes / DM

Habitantes das Ocupações Chácara da Bela Vista, Vista Alegre, Pinheirinho Toledo e Valinho cobram políticas públicas habitacionais e apoio do legislativo

Moradores de quatro ocupações de Passo Fundo realizaram uma manifestação na tarde deste domingo (18), em frente a Catedral, no Centro. As Ocupações Chácara da Bela Vista, Vista Alegre, Pinheirinho Toledo e Valinhos buscam sensibilidade e a derrubada de ordens de reintegração de posse das áreas em que ocupam. Aproximadamente 150 famílias habitam em cada ocupação. Além disso, eles solicitam políticas públicas habitacionais no município e maior presença do legislativo nas causas habitacionais.

As manifestações se intensificaram após a desocupação que ocorreu no mês passado na Área de Preservação Permanente da Codepas, quando cerca de 30 famílias perderam suas residências após ato de reintegração de posse. De acordo com um dos líderes da comissão da Bela Vista, Moisés Da Cruz, Moisés Da Cruz, as famílias estão apreensivas com as recentes desocupações. “Estamos pedindo socorro. Nós conseguimos viver com falta de infraestrutura e saneamento básico. Mas, com ordens de despejo sendo colocada para cada ocupação, estamos preocupados. Isso não deixa nós dormir, causa transtornos, depressão e falta de produtividade no trabalho. Só queremos um lugar para morar”, declara.

Outro motivo de grande preocupação para os ocupantes foi o recente ato de reintegração de posse no prédio da Ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre, em cumprimento de decisão judicial. “O que vimos em Porto Alegre assusta as mães de família. Essas ordens de reintegração de posse não tem hora nem dia para acontecer. As famílias estão em pânico. Viemos aqui para mostrar a luta pela moradia em Passo Fundo”, revela Moisés.

Sem área disponível, Prefeitura busca verba para programa Minha Casa, Minha Vida
A Secretaria de Habitação garante que acompanha o caso das 58 ocupações de Passo Fundo. Em abril deste ano, quando os ocupantes realizaram ato em frente ao Fórum, o secretário Paulo César Caletti relatou que o poder público está à disposição dos moradores para realizar o cadastro nos programas habitacionais. No entanto, ele reiterou, na época, que a Prefeitura não teria local para realocar as ocupações. “Não temos área livre para realocar essas pessoas. Estamos acompanhando as reuniões, tanto para que o direito do proprietário seja respeitado, mas que as pessoas também tenham uma moradia digna, para que não sejam desalojadas”, disse. A Secretaria de Habitação busca uma verba federal para ser destinada para a faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027