Diário da Manhã

Meio Ambiente

Inverno iniciará ameno

Autor: Redação Diário da Manhã
Inverno iniciará ameno
Foto: Divulgação

Temperaturas dentro da média histórica para o mês de junho devem marcar o começo da nova estação, que terá início na madrugada desta quarta-feira

Mais do que o frio já sentido ontem (19) em Passo Fundo, a semana será de troca de estação. A partir das 01h24min de quarta-feira (21), o inverno fará parte do dia-a-dia. E, com ele, as temperaturas mais baixas também são esperadas. Contudo, o prognóstico aponta que a nova estação entrará de maneira amena.

A semana iniciou com uma surpresa, que foi a grande amplitude térmica (diferença entre a mínima e máxima) entre o domingo e a segunda feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, tal fenômeno merece registro. “Chamou muito a atenção a amplitude térmica. No domingo a máxima foi 25ºC e na segunda-feira a mínima caiu para 4ºC. E não passou dos 12ºC, ao longo do dia” expôs. Além disso, a segunda-feira foi marcada também pelo céu encoberto e pelas rajadas de vento. “Isso se deve à entrada de uma massa de ar polar sobre a nossa região, o que faz com que as temperaturas caiam ainda mais” explicou Sampaio. Para esta terça-feira (20) é esperado que haja formação de nevoeiros, com céu claro a nublado ao longo do dia. A região Norte poderá ter geada. A temperatura varia entre 12ºC e 15ºC.

Inverno

Na madrugada de quarta-feira, às 01h24min, inicia o inverno, que vai começar com temperatura agradável, variando ao longo do dia de 7º C a 18ºC. Na quinta e sexta-feira (dias 22 e 23) o céu será claro a parcialmente nublado, com temperatura variando de 8ºC e 21ºC. Não há previsão de chuva, pelo menos até domingo. O prognóstico sobre o inverno de 2017 deverá ser feito na semana que vem. Mas Sampaio já antecipa como será a estação. “Sabe-se que o mês de junho está com temperaturas máximas acima da média histórica. Mas as mínimas a partir de agora serão abaixo do que o visto em outros anos. Mas nada se compara a 2014, quando a máxima não passou de 22ºC” avisou.

No RS, próximo a zero

Segundo o Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a previsão para o Rio Grande do Sul é de ar seco e frio, com tempo firme ao longo de toda a semana. Haverá declínio acentuado das temperaturas, até a próxima quarta-feira (21). Há riscos para formações de geadas de fraca a moderada intensidade, principalmente da metade oeste do estado. As menores temperaturas devem ocorrer nesta terça-feira (20), quando muitas localidades terão temperaturas mínimas próximas de 1°C. As chuvas só devem retornar na semana que vem, quando uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027