Diário da Manhã

Cultura

Carazinho sedia Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões

Autor: Alessandro Tavares
Carazinho sedia Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões
Prendas e peões que entregam os cargos. (Foto DM/Marcelo Fripp)

Conforme coordenadora da 7° Região Tradicionalista, Gilda Galiazzi, 45 candidatos que representam 23 entidades participam

Por ser a cidade onde reside a primeira prenda adulta da 7° Região Tradicionalista, Diovana Fernanda Morates, Carazinho sedia deste a sexta-feira (23), mais uma edição da Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero de Peões e que segue até madrugada de domingo (25). Diovana representa o CTG Unidos Pela Tradição Riograndense que por questão de espaço físico locou o CTG Pedro Vargas.

A coordenadora da 7° Região Tradicionalista, Gilda Galiazzi, explica que os candidatos terão de provar suas competências que serão testadas por meio de prova escrita, dança, canto, trabalhos manuais, projeto social, entre outros. Para tanto, a competição irá exigir três palcos de uso simultâneos. Gilda explica que 45 candidatos que representam 23 entidades de praticamente toda a 7° Região Tradicionalista estarão em Carazinho para a disputa. A programação que acontece em Carazinho, ocorre simultaneamente em todas as regiões tradicionistas do Estado nas cidades onde moram as primeiras prendas de cada região.

Gilda explica que a competição entre os peões já foi iniciada no domingo (18) passado na cidade de Marau onde foram realizadas atividades campeiras. A coordenadora destaca que as provas pelo quais passarão os candidatos é considerado o vestibular da cultura gaucha e os primeiros colocados em cada uma das categorias terão a oportunidade de representar as regiões no concurso estadual e quem sabe receber em 2018 o titulo de Peão ou Prenda do Estado. Os meninos competem nas categorias piás, guris e peões, já as prendas nas categorias mirim, juvenil e adulta, de acordo com faixas etárias.

A jovem Isadora Santin Fochi, do CTG Presilha Serrana, de São Domingos do Sul, é a primeira prenda juvenil do Estado e destaca que peões e prendas que pretendem representar o Estado devem estar também psicologicamente preparados para o posto. “Aquelas que sonham com isso, e que a partir da madrugada de domingo estarão com uma faixa nova, ou encargo novo, digo que não deixem de ser quem são, pois o título vai durar um ano, mas a personalidade com a qual você se comportar durante este período irá sempre he acompanhar no meio tradicionalista”, menciona.

Os vencedores em cada uma das categorias serão conhecidos no início da madrugada deste domingo e disputarão o título no Estado em 2018. No caso dos peões, a competição ocorrerá no mês de abril na cidade de Campo Bom. Já a disputa entre as prendas, o certame está marcado para maio do próximo ano.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027