Diário da Manhã

Educação

Estudantes da EMEI Margarida são realocados

Autor: Matheus Moraes
Estudantes da EMEI Margarida são realocados
Foto: Matheus Moraes / DM

Por questões de segurança e conforto, Secretaria Municipal de Educação paralisa atividades no prédio da instituição e destina alunos para outras duas escolas do bairro José Alexandre Zachia. Local foi alvo de manifestação de pais nessa segunda-feira (26)

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Margarida, localizada no bairro José Alexandre Zachia, não utilizará o prédio do educandário nos próximos meses. As atividades foram paralisadas naquele local, nessa segunda-feira (26), em razão da falta de segurança. O principal motivo foi um protesto da Associação de Moradores do Zachia e pais de alunos em frente à instituição. Eles solicitaram maior segurança na escola, que apresenta problemas de estrutura, oriundos de temporais no início do mês. Com cartazes e bloqueio da entrada de funcionários e professores, os estudantes não tiveram aula no prédio na manhã de ontem e foram repassados para duas escolas próximas.

A reportagem do Jornal Diário da Manhã tentou contato com a direção da escola, mas esbarrou na licença da diretora da instituição e do afastamento diretora interina, conforme alguns professores relataram. Após a paralisação da Secretaria Municipal de Educação no local, os alunos foram repassados para duas escolas próximas da EMEI: no Centro de Juventude Zachia – Leão XIII e Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho. As turmas do berçário, no turno da tarde, e do maternal I e II (manhã e tarde) foram repassadas para o primeiro local. Os alunos do Pré I e II (turno da manhã e tarde) foram destinados para a segunda instituição a partir desta terça-feira (27).

O secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, visitou o local na manhã dessa segunda-feira (26) e retornou ao bairro Zachia na tarde de ontem para vistoriar a recolocação do quadro de servidores e alunos nas outras duas instituições. Segundo ele, foi a melhor alternativa no que se trata em segurança e conforto ao estudante. “A escola Margarida foi muito danificada com o temporal. Não esperávamos tantos estragos. O que acontece é que estavam consertando a escola, mas isso colocava em risco a vida das crianças. Decidimos tirar elas de lá e deslocar para outras duas”, afirma. No telhado da escola, algumas telhas não estavam posicionadas, além da abertura de uma fossa, na parte traseira da escola, em função do grande volume de água no temporal do início do mês.

Na manhã de ontem, o mobiliário e o material didático da escola foram repassados para os locais substitutos momentaneamente. O quadro de funcionários, professores e alunos foi dividido para realocação nas duas instituições. “Houve algumas dificuldades para levar o material didático para as outras escolas. Isso gera um certo transtorno. Mas é uma decisão feita para apresentar melhores condições de trabalho, segurança e conforto. Agora vamos buscar a reforma imediata daquela escola”, pontua o secretário Brandão.

Ampliação da escola próxima de ser licitada

A EMEI Margarida está próxima de receber obras de ampliação. Há cerca de um ano e meio, o município solicitou ao governo estadual a devolução de um terreno que pertencia a Brigada Militar, atrás do educandário. Assim que a resposta foi positiva, o governo municipal iniciou um projeto de ampliação por parte da Secretaria Municipal de Planejamento. De acordo com Brandão, a licitação pode ocorrer até mesmo antes de agosto. No entanto, ele não trabalha com prazos em razão da dependência de empresas terceirizadas. Agora, com a não utilização do prédio, existe a necessidade da restauração do local junto ao projeto de ampliação. “O projeto está concluído. Falta apenas a licitação para que as obras iniciem posteriormente”, conclui.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027