Diário da Manhã

Agro Diário

Passo-fundenses são presenteados com festival de dança

Autor: Aline Prestes
Passo-fundenses são presenteados com festival de dança
Foto: Arquivo Pessoal

De 17 a 23 de setembro, cidade recebe a 1ª Edição do Festival de Dança Patrimonial

Passo Fundo sedia a 1ª edição do Festival de Dança Patrimonial em Pares (Danzpare) nos dias 17 a 23 de setembro. O evento tem como objetivo demonstrar e difundir a cultura tradicional dos povos, promovendo e cultivando a tradição dos povos através da dança e da música. O festival é promovido através da Baillar Centro de Eventos.

Conhecido mundialmente o Danzpare foi fundado em 2010, com a iniciativa de Hans Leiton Gutiérrez com o ideal inicial de oferecer um festival de dança de casais. De acordo com uma das idealizadoras do evento em Passo Fundo, Raquel Pereira, a proposta é inovadora, onde oferece a possibilidade de conhecer as danças tradicionais de cada país. “A dança em pares visa recriar bailes do folclore, com elevado nível técnico e estético, com foco no conteúdo temático e performance criativa” explica ela.

Raquel salienta que a opção do formato de dança em pares permite que os dançarinos vivenciem uma história pessoal com liberdade, expressão, sentimentos e emoções. “Trazer este evento para nossa cidade é motivo de muito orgulho. Os artistas dos mais diversos países vão apresentar uma mensagem de alegria, oportunizando o conhecimento de suas raízes e diferentes formas de ser e sentir” fala ela.

A programação para o festival conta com várias apresentações, shows ao ar livre, nas escolas municipais, visando alcançar o maior número público de espectadores sem custo nenhum. Apenas o Jantar Show Baile de encerramento será cobrado ingressos. “Vamos gerar um espaço de integração, aprendizado, conversação entre dançarinos e a população. É a oportunidade de conhecer idioma, figurino, danças, músicas e tradições de outros lugares do mundo” aponta Raquel.

Raquel e seu par Mario Pereira, já participaram de Festivais Internacionais de Folclore em Pares, na França, Córsega, Taiwan, Guatemala, Costa Rica, Equador, Honduras, Nicarágua, Chile, Panamá, Colômbia e Peru. “Tivemos a honra de sermos convidados como produtores associados do Danzpare. Até agora temos treze países confirmados que virão para nossa cidade engrandecer esse movimento cultural” finaliza ela.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027