Diário da Manhã

Saúde

Idosos são mais propícios a queda

Autor: Aline Prestes
Idosos são mais propícios a queda
Foto: Divulgação

Mesmo sendo comum ouvir que um idoso caiu, queda representa um sério problema de saúde pública. Traumas podem comprometer tanto saúde física e mental

A passagem do tempo marca alterações fisiológicas no organismo, reduzindo a capacidade de realizar atividades funcionais na mesma velocidade que antes. Muitas vezes essas mudanças podem alterar o equilíbrio do corpo humano propiciando riscos de quedas.

Diferente dos jovens e adultos, os idosos nem sempre conseguem se proteger durante um tombo, o qual pode ocasionar hematomas, fraturas, traumatismo craniano e até a morte. De acordo com a Doutora em Gerontologia Biomédica Lia Mara Wibelinger o maior número de quedas acontece em torno de 75 anos, quando também o idoso tem menor qualidade óssea, força e massa muscular.

Quedas em idosos representam um grave problema de saúde, acarretam uma série de complicações de acordo com Lia Mara. “O problema é muito maior que um simples tombo, pois pode desencadear desde lesões leves, insegurança de cair novamente, fraturas graves, condição de dependência, baixa autoestima, hospitalização e institucionalização” aponta.

O envelhecimento populacional no Brasil ocorre em um ritmo muito acelerado, até o ano 2025 a população idosa no país, vai corresponder a mais de 34 milhões de pessoas.  Ao mesmo tempo em que o aumento da população idosa é uma conquista, ele também se transforma em um desafio. “O processo do envelhecimento traz condições e alterações que são típicas da idade. Por isso, a importância dos idosos manterem-se ativos, realizarem exercícios físicos, participarem de atividades e fortalecerem sua musculatura. Claro, que isso deve ser realizado dentro da individualidade cada um” salienta ela.

Entre os fatores que aumentam as chances da queda estão a instabilidade postural, falta de equilíbrio, diminuição da força muscular, idade avançada, histórico de quedas, problemas de audição e visão que alteram a percepção do ambiente ou até mesmo o uso de mais de quatro medicamentos. “Dos 30 aos 80 anos uma pessoa perde 50% da sua força muscular dos membros inferiores. Além disso, 30% dos idosos caem por ano, sendo que desses, 40% já tem mais de 80 anos” comenta a doutora em gerontologia biomédica.

Ainda, Lia lembra dos fatores de ricos externos, como o ambiente em que o idoso vive, se o mesmo está adaptado para suas limitações. “É muito importante evitarmos possíveis quedas e ficar atentos aos pequenos detalhes dentro da casa. Como tapetes e carpetes lisos, móveis que impeçam a circulação, calçados inadequados, pisos encerados, falta de locais para se apoiar, móveis instáveis com rodinha, desníveis internos e escadas. É necessário prevenir a queda de todas as formas” finaliza.

Cuidados essenciais para evitar quedas

•             Ambientes bem iluminados;

•             Materiais antiderrapantes e barras de apoio nos banheiros (banheiras, boxes, ao lado dos vasos sanitários etc.);

•             Tapetes: retirar ou fixar no piso;

•             Evite deixar rugas ou dobras em tapetes ou carpete;

•             Não encerar pisos descobertos;

•             Manter o piso livre de obstáculos como sapatos e brinquedos;

•             Assegurar que maçanetas, corrimões e passadeiras estejam firmes;

•             Corrimões em passagens e corredores;

•             Realizar treinamentos e atividade para melhorar a força e o equilíbrio;             

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027