Diário da Manhã

Polícia

Polícia Civil desencadeia Operação Consumo Legal

Autor: Redação Diário da Manhã
Polícia Civil desencadeia Operação Consumo Legal
Foto: Divulgação Polícia Civil

Fiscalização foi realizada em diversos estabelecimentos de Passo Fundo visando proteger o consumidor

Na manhã desta quinta-feira (13), os agentes da Polícia Civil de Passo Fundo e da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, apoiados por fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura e Fiscalização Municipal, realizam em Passo Fundo uma grande ação de fiscalização.

De acordo com o Delegado titular da Delegacia do Consumidor, Rafael Liedtke, a operação visa coibir e prevenir crimes contra as relações de consumo. “Nós estamos fiscalizando diversos estabelecimentos comerciais em Passo Fundo. O objetivo é prevenir que os consumidores adquiram produtos totalmente impróprios para o consumo humano”.

As fiscalizações analisaram a segurança alimentar, combatendo e prevenindo ainda crimes fiscais e concorrência desleal. Foram fiscalizados postos de combustíveis, farmácias, restaurantes, supermercados, frigoríficos e outros estabelecimentos, e os locais escolhidos para as visitas foram elencados pela quantidade de denúncias. “Fizemos uma reunião com todos órgãos participantes e reunimos as denúncias, e estamos efetivando a fiscalização com relação a essas queixas recebidas”, explicou Liedtke.

Os policiais inspecionaram um frigorífico, onde aproximadamente três toneladas de carne foram apreendidas, descartadas e inutilizadas, pois estavam totalmente impróprias para o consumo humano. “Não foi apresentado alvará sanitário, e o local era totalmente inadequado, tinha uma poça de barro a menos de cinco metros da câmara fria das carnes”, salientou o titular da Delegacia do Consumidor. E em uma farmácia na Rua Uruguai, no Centro da cidade, foram encontrados medicamentos abertos, sem procedência e fora da temperatura ideal de conservação. O proprietário e outra pessoa que estava no local receberam voz de prisão e foram encaminhados à DPPA.

Nos postos de combustíveis, as bombas de abastecimento foram inspecionadas, para procurar irregularidades como a fraude conhecida como “bomba baixa”, em que o total descrito na bomba é maior do que a quantidade de combustível que foi realmente entregue ao consumidor. “E também avaliamos a questão da qualidade do combustível oferecido. A Agência Nacional do Petróleo está conosco, e seus fiscais estão verificando esta questão”, reiterou Liedtke.

Na parte da tarde, foram vistoriados dois supermercados, e também uma distribuidora de laticínios, onde foram apreendidos mais 800 litros de leite, e mais 500 kg de produtos alimentícios. Segundo o delegado da 1ª DP, Diogo Ferreira, um total de aproximadamente quatro toneladas de produtos irregulares foram apreendidos.

Diogo Ferreira ainda disse que haverão novas fiscalizações em futuras operações. “Nos locais onde foram encontradas irregularidades que ultrapassem a esfera administrativa, haverá um processo através de inquérito policial, e o restante será tratado na esfera administrativa com os devidos órgãos”, concluiu Ferreira.

Matéria editada no dia 14/07 às 08h09 para acréscimo de informações.

  • Foto Divulgação Polícia Civil
  • Foto: Édson Coltz/DM
  • Foto Divulgação Polícia Civil

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027