Diário da Manhã

Geral

Mobilização por mais segurança

Autor: Matheus Moraes
Mobilização por mais segurança
Foto: Matheus Moraes / DM

Trabalhadores do transporte coletivo de Passo Fundo realizam manifestação na próxima segunda-feira (17), no início da tarde. Categoria repudia impunidade e busca apoio para mais investimentos na segurança pública

Cobradores e motoristas de transporte coletivo de Passo Fundo se mobilizam para realizar um ato público na próxima segunda-feira (17), às 14h, em frente ao Fórum do município. Em pauta, o assunto que deixa a categoria apreensiva: a insegurança nos coletivos da cidade. Receosos com a realidade enfrentada no município, sobretudo em bairros mais deslocados do Centro, os trabalhadores deverão fazer uma caminhada até o Paço Municipal, onde devem solicitar apoio do legislativo para maiores investimentos em segurança pública.

Um dos casos que motivou o grupo de trabalhadores a solicitar manifestação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos de Passo Fundo (Sindiurb) ocorreu no último sábado (8), de acordo com o presidente da entidade, Miguel Valdir dos Santos Silva. Segundo ele, um trabalhador foi exposto para reconhecimento de um assaltante de ônibus. O indivíduo foi preso pela Brigada Militar, mas acabou liberado mais tarde. “O que mais revoltou o trabalhador foi a maneira de como as coisas estão acontecendo. A justiça liberou o assaltante. Depois ele passou a ameaçar não apenas aquele cobrador que precisou identificar, como outros que trabalham conosco também”, afirma.

A impunidade nesses casos, segundo o presidente do Sindiurb, é o que mais tira o sono do trabalhador. “No mês de junho ocorreram muitos assaltos, foi mais violento. Isso está revoltando a categoria. Além de trabalhar com a insegurança, o trabalhador não tem garantia de liberdade de quando são colocados em frente do assaltante, para que não sejam reconhecidos por esses indivíduos”, revela. Além disso, ele garante que o ato visa, também, uma cobrança por mais investimentos na segurança pública. “Queremos mais segurança como um todo. Mas não apenas isso. Precisamos de mais investimentos, mais respeito com a categoria”, frisa. Segundo o presidente, a mobilização deve contar com trabalhadores das três empresas do município: Codepas, Coleurb e Transpasso.

O representante do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Passo Fundo, capitão Laudemir da Rosa Gomes, revela que foi realizada uma reunião na última segunda-feira (10) com trabalhadores do transporte público e do sindicato. “Tratamos dessa questão que eles estão preocupados. A gente entende a importância desse assunto. Muitos assaltantes são presos e, muitas vezes, por questões legais, acabam retornando às ruas”, declara. Ele argumenta que o trabalho preventivo da guarnição segue atento às situações no perímetro urbano. “A maioria da cidade passa pelos ônibus em algum momento do dia. Nós continuamos com nossos serviços, fazendo operações, abordagens a coletivos, paradas de ônibus e seus arredores. Não vamos parar. Esperamos estreitar o contato com os trabalhadores para facilitar na troca de informações dos assaltantes”, salienta.

O capitão da Brigada Militar orienta que a população não reaja em caso de assalto a transporte coletivo. Além disso, reitera que o passageiro não deve efetuar movimentos bruscos, que possam assustar o assaltante e piorar a situação. “A orientação é para não reagir. Nunca sabemos a condição de que o sujeito está quando comete o delito. Pode estar sob efeito de substância de entorpecente, nível de stress elevado. É melhor garantir para que não ocorra nenhum dano maior, para que a vida da vítima não seja arriscada”, pontua.

Uma preocupação maior a cada parada de ônibus

A reportagem do Jornal Diário da Manhã conversou com um cobrador de ônibus que acabou assaltado no início deste mês. O trabalhador, que preferiu não se identificar, estava na linha Ricci/Garden, quando um indivíduo embarcou no coletivo numa parada de ônibus, na Avenida Brasil, no bairro Boqueirão, e anunciou o assalto após cerca de 50 metros transitados. “O ônibus estava cheio. Todo mundo ficou em pânico. Na hora é um susto. Se acontecesse algo comigo, não saberia como reagir”, afirma.

Por conta da violência, essa não foi a primeira vez que o cobrador de ônibus passou por essa situação. Em outras cinco vezes, o trabalhador passou pelo medo da insegurança. “Essa foi a sexta vez. É sempre tudo muito rápido. Em cada parada de ônibus é uma preocupação maior. Tem lugares que você vai e fica calculando o dia, o local, o horário, tudo pelo receio de passar. Sempre fica um pé atrás”, desabafa. De todas as vezes que passou por assalto, ele garante não ter se machucado em nenhuma. “Tenho colegas que conheço que levaram facadas, tiro. São coisas que, infelizmente, acontecem. Dos seis assaltos que tive, não chegaram a me machucar”, completa.

Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara agenda reunião

O vereador Alex Necker (PCdoB) encaminhou um ofício ao presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, Marcio Patussi, para requerer envolvimento da comissão no tema abordado pelos trabalhadores do transporte público. A reunião que abordará o assunto será na próxima quinta-feira (20), às 14h. A Frente Parlamentar convidou representantes da segurança pública e do transporte público municipal: Adroaldo Schenkel, Delegado Regional da Polícia Civil, Cristiam Thans, Secretário de Transporte e Serviços Gerais, João Darci Gonçalves da Rosa, Secretário de Segurança Pública, José da Silva Almeida, Proprietário da Transpasso, Major Carvalho, Comandante do 3º RPMon, Miguel Valdir dos Santos, presidente do Sindiurb, Paula Bulla, Diretora Presidente da Coleurb, Tadeu Karczeski, diretor-presidente da Codepas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027