Diário da Manhã

Geral

Carazinhense ganha bolsa para estudar e jogar futebol nos EUA

Autor: Redação Carazinho
Carazinhense ganha bolsa para estudar e jogar futebol nos EUA
Foto DM/Isabella Westphalen

Tornou-se cada vez mais frequente ver estudantes brasileiros indo morar no exterior para investir em novas oportunidades de aprendizado. O carazinhense Gabriel Ribas de Lima (17) é exemplo disso. O jovem ganhou uma bolsa de estudos na universidade Saint Charles Community College e está indo morar em Saint Louis, no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, para estudar e jogar futebol, representando o time da faculdade. “Quando soube da bolsa, não fiquei assustado, logo pensei que poderia ser a oportunidade da minha vida para me tornar jogador”, reconhece Gabriel.

O sonho dele é ser jogador de futebol. Desde pequeno, com seis anos de idade, já jogava futsal no Pinheiro, em Carazinho, time no qual jogou até completar 17 anos. Com o passar dos anos, o jovem também começou a representar times de futebol em Passo Fundo, onde jogou no Esporte Clube Vila Nova e no Sport Clube Gaúcho, time no qual foi visto pelos olheiros da consultoria educacional paulista, Daquiprafora, responsável pelo assessoramento de Gabriel durante o processo seletivo da bolsa de estudos. “Começamos no final de 2015 os processos com a Daquiprafora. Quando terminei o ensino médio fiz as provas e recebi, através do assessoramento deles, três propostas de faculdades diferentes para jogar bola e estudar”, explica.

As boas notas e a fluência no inglês, foram fatores decisivos para que o estudante ganhasse a bolsa de estudos e pudesse aproveitar a oportunidade. “Agora, chegando perto da data de ida, estou começando a sentir mais. Desde o início do processo sempre incentivei ele, é uma oportunidade única, que não tem como perder, agora ele pode casar o esporte e o estudo”, diz a mãe do jovem, Noeci Ribas de Lima.

 

O sonho americano

O estudante embarca para os EUA no final deste mês, pois os treinos do time começam no dia 1º de agosto. Em relação à adaptação no novo país, Gabriel afirma estar confiante. “Eu já sai três vezes do Brasil, mas dessa vez é diferente. Sempre fomos eu e minha mãe, a vida inteira, e agora eu vou embora, não sei como vai ser, mas estou feliz”, salientou Gabriel, sobre o misto de sentimentos que vem experienciando.

A mãe de Gabriel acredita que será uma excelente oportunidade para que o menino possa conquistar seu sonho de jogar futebol. “Os EUA é um país que incentiva todos os tipos de esporte, coisa que aqui no Brasil não temos. Por isso, infelizmente, às vezes os talentos daqui vão para fora, pois não recebem incentivo e apoio”, desabafou Noeci. O estudante está focado na parte do esporte, pois irá representar o time da  universidade, já perseguindo seu ideal de seguir carreira como jogador. “Eu li sobre vários vasos de jogadores universitários que foram para times grandes e seguiram assim”, completa o estudante, que também acredita que a força dos EUA nas olimpíadas e campeonatos esportivos, se deve ao incentivo através das bolsas de estudo focadas nos esportes. 

Gabriel irá dividir apartamento com mais três brasileiros, que também irão estudar e jogar na Saint Charles Community College. Os quatro já mantém contato através das redes sociais e fazem planos. “Fizemos um grupo para nos conhecermos, combinarmos aluguel, questões do apartamento, quem irá levar o play”, divertiu-se o estudante. As aulas dos estudantes terão início no dia 21 de agosto. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027