Diário da Manhã

Saúde

Uso do celular pode trazer problemas na coluna cervical

Autor: Aline Prestes
Uso do celular pode trazer problemas na coluna cervical
Foto: Divulgação

Síndrome já é considerada um problema de saúde pública no mundo e tem como causa a má postura durante a utilização de smartphones e tablets

A Síndrome de Text-neck (em português: síndrome pescoço de texto) é uma patologia nova na área de ortopedia e que afeta a postura do pescoço e coluna cervical pelo uso inadequado de celulares ou tablets. O problema já é considerado uma epidemia mundial, uma vez que as atividades profissionais, escolares, acadêmicas e de entretenimento são realizados de forma prática e, cada vez mais cedo, através dos smartphones. Estima-se que em 2014 mais de 60% dos adolescentes dos países industrializados sejam usuários, no Brasil, deve haver um smartphone por habitante em 2018.

De acordo com o ortopedista Álvaro Diego Heredia Suarez, especialista em coluna na Clínica IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia), alguns estudos relatam aumento em 30% por ano da prevalência de dor cervical em adultos jovens, sendo que a metade destes quadros tem se tornado recorrente, representando um caso de saúde pública importante. “A alta prevalência dos sintomas dolorosos na coluna cervical pode estar associado a uma nova postura, não correta, adotada para sustentar a cabeça durante o uso destes dispositivos”, revela o ortopedista. Ele demonstra que também já foram estudadas variáveis como: o tamanho de dispositivo, anos de uso e horas de uso por dia. “Os estudos relatam uma inclinação em torno de 30 a 45 graus de flexão a partir da linha vertical neutra da coluna cervical que tende a piorar após os 5 minutos da postura adotada. Este seria um dos fatores de aumento de desequilíbrio postural, consequentemente da dor cervical”, comenta o especialista.

Heredia relata que a prevenção desta síndrome está relacionada à prática regular de atividade física e uso inteligente e moderado destes dispositivos eletrônicos. “Lembrando que após 10 minutos de uso a musculatura que sustenta a postura já estará em fadiga. Por isso a importância de não ficar muito tempo nesta posição”, aponta.

O especialista frisa que os estudos já descrevem claramente o desequilíbrio postural acarretado pela síndrome e que podem evoluir para problemas de coluna mais graves. “Devemos considerar que os smartphones e tablets estão no mercado apenas há cinco anos, portanto, os estudos para identificar as alterações que o uso desta tecnologia trará aos usuários devem continuar”, explica.

Para amenizar os sintomas, o fisioterapeuta Alexandre Marek traz dicas de postura, alongamento e exercícios para prevenir o aparecimento dos sintomas da Síndrome:

Qual a postura adequada para utilizar o computador e também para mexer no celular?

Alexandre Marek - Para tais atividades devemos evitar usar o computador ou o celular no colo, isso evitaria que a pessoa ficasse olhando para baixo, prejudicando a postura. Devemos utilizar nossos equipamentos sempre na altura dos olhos para evitar que o pescoço fique inclinado para frente. Diria ainda que o ideal seria colocar o celular ou o notebook sobre uma mesa, assim seria possível apoiar os braços, reduzindo a tensão nos músculos, tendões, ligamentos e discos intervertebrais.

Nos casos das pessoas que utilizam estes dispositivos por bastante tempo, em ambiente de trabalho, quais exercícios de alongamento podem ser realizados?

A ação inicial seria que as pessoas que fazem uso contínuo destes dispositivos por tempo prolongado, fizessem uma pausa de 10 minutos a cada 1 hora de atividade. É muito importante que os alongamentos multidirecionais não se resumam apenas a região da coluna cervical, mas também se estenda pelas articulações do ombro, cotovelo, punho e mãos.

O sedentarismo pode contribuir para a instalação da síndrome?

Com certeza. Como já disse o colega francês Bernard Redondo, criador do Método Iso Streatching, “O sedentarismo enrijece”. E esse enrijecimento é a causa de muitas das patologias musculoesqueléticas.

Depois da síndrome instalada: cite exemplos de exercícios realizados no tratamento fisioterápico.

A proposta terapêutica irá depender do local acometido pela síndrome e da sintomatologia do paciente. O que geralmente é muito bem indicado são as terapias manipulativas e mobilizações articulares, liberações miofasciais, alongamentos musculares, reforço muscular e estabilização segmentar, além das técnicas para analgesia. O importante é procurar um médico ortopedista e um fisioterapeuta para correto diagnóstico e proposta de tratamento.

  • Foto Divulgação

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027