Diário da Manhã

Saúde

Doença autoimune e alimentação

Autor: Fonte externa

Escrito por Cynthia Ianiski; pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional; membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional

Nosso organismo é composto por vários órgãos que desempenham diversas funções diferentes e que, quando em equilíbrio, irão trabalhar de forma correta mantendo nosso corpo saudável. Quando nosso organismo entra em desequilíbrio, podemos estar desenvolvendo alguma doença autoimune, que pode ocorrer quando nosso corpo “se perde” e começa a identificar estruturas próprias como estranhas. Dessa forma, nosso sistema imunológico começa a atacar células próprias na tentativa de destruir essas estruturas. Uma doença autoimune bem conhecida é a tireoidite de Hashimoto, que ocorre quando nosso sistema imunológico tenta destruir células da tireoide ocasionado um hipotireoidismo onde começa a falência da glândula tireoide, necessitando de reposição contínua do hormônio T4.

A estrutura da tireoide é bastante sensível à presença de determinados compostos alergênicos ou tóxicos, inclusive aqueles presentes na alimentação que pode ser um fator desencadeante da doença.  Muitas vezes, as doenças autoimunes podem estar relacionadas com o consumo de determinados alimentos em pacientes com hipersensibilidade ou alergia a estas frações proteicas. Os alimentos mais suspeitos a causar hipersensibilidade são leite e derivados, ovos, trigo, castanhas, soja, entre outros. É muito importante a avaliação de um profissional especialista para conseguir identificar uma possível hipersensibilidade/alergia alimentar para não excluir nenhum alimento importante sem necessidade.

A tireoide também pode sofrer com uma alimentação rica em produtos alimentícios, devido à presença de aditivos químicos e de toxinas de embalagens plásticas por conter vários xenobióticos (substâncias estranhas ao organismo) o mais estudado é o bisfenol A, bastante prejudicial que, em grande quantidade e de forma frequente, podem ser tóxicos a vários órgãos. A ingestão de agrotóxicos pela alimentação também é outro fator preocupante, pois são altamente tóxicos e podem prejudicar o funcionamento dos órgãos em geral, portanto, sempre que possível preferir alimentos orgânicos.

Alguns nutrientes específicos como selênio, zinco, ferro, vitamina B12, vitamina A, iodo, essenciais para a adequada produção dos hormônios da tireoide que quando em deficiência, podem levar também ao desequilíbrio e falência da glândula. É importante que se tenha um equilíbrio no consumo de iodo, em quantidades adequadas para cada pessoa de acordo com suas necessidades e considerando o quanto de sal iodado este indivíduo consome diariamente, para que não ocorram problemas decorrentes da sua falta ou de seu excesso.

Para o bom funcionamento da glândula e de seus hormônios, diversos nutrientes são necessários. Porém, a indicação da quantidade e frequência de consumo deve ser individual, por meio da prescrição de um nutricionista especializado. Todos estes alimentos devem estar em equilíbrio dentro de uma alimentação e hábitos de vida saudáveis, pois um único alimento consumido em excesso e isoladamente não terá os efeitos desejados.

Uma alimentação rica em vegetais, frutas e alimentos integrais, fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos antioxidantes é uma alimentação protetora! Já alimentos industrializados cheios de xenobióticos e aditivos químicos, constitui um dos perfis alimentares mais prejudiciais à saúde, podendo aumentar o risco de doenças autoimunes e até mesmo o câncer.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027