Diário da Manhã

Copa do Mundo

Com méritos, Alemanha tetracampeã

Autor: Kleiton Vasconcellos
Com méritos, Alemanha tetracampeã
Foto: Getty / Divulgação

A Alemanha é, pela quarta vez, campeã do Mundo. Ao bater a Argentina por 1x0, na final da Copa do Mundo disputada no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, os germânicos tornaram-se os primeiros europeus a vencer um Mundial nas Américas. O gol único do jogo foi marcado pelo jovem Mario Götze, no finalzinho da prorrogação. Pior para Lionel Messi & Cia, que tiveram de contentar-se com o vice, repetindo assim o resultado de 1990.

O jogo da decisão foi típico da Copa do Mundo realizada no Brasil. Ou seja, com muita emoção até o apito final. Os mais de 74 mil espectadores nas arquibancadas do Maracanã viram uma partida muito equilibrada e que não perdoou erros. A Alemanha teve um revês antes mesmo da bola rolar, pois Khedira sentiu lesão e não atuou. Assim, enfraqueceu o meio-campo e deu espaço aos argentinos, que, a princípio, apostavam nos contra-ataques. Exatamente em um erro no meio-campo alemão, aos 20min, Higuaín perdeu a melhor chance da final: o camisa 9 entrou na área e, livre, de frente com Neuer, chutou para fora. Antes do intervalo, a Alemanha assustou e deu o troco, com cabeçada de Höwedes na trave. O segundo tempo seguiu sendo de poucas oportunidades, sendo a melhor um chute de Messi para fora. Vendo Klose perder fôlego, o técnico Joachim Löw apostou no jovem Mario Götze.

Na prorrogação, a Argentina novamente quase marcou, quando Palácio recebeu na área, encobriu Neuer e a bola caprichosamente foi para fora. Então, quando faltavam sete minutos para os pênaltis, o lance mágico: Schürrle escapou pela esquerda e viu Götze livre na área. Com um toque sobre Demichelis, a bola encontrou o camisa 19 alemão na pequena área. O meia-atacante dominou com a direita e chutou cruzado com a esquerda, vencendo o bom goleiro Romero. O 1x0 seria – e foi – suficiente para o título de tetra.

Alemanha 1x0 Argentina
ALEMANHA (1): Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Howedes; Schweinsteiger e Kramer (Schurrle); Muller, Kroos e Ozil (Mertesacker); Klose (Gotze). Técnico: Joachim Low.

ARGENTINA (0): Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Enzo Pérez (Gago) e Messi; Lavezzi (Aguero) e Higuaín (Palacio). Técnico: Alejandro Sabella.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027