Diário da Manhã

Copa do Mundo

Felipão fora da Seleção Brasileira

Autor: Redação Passo Fundo
Felipão fora da Seleção Brasileira
Foto: Divulgação

As duas sofríveis derrotas na reta final da Copa do Mundo custaram a Luiz Felipe Scolari o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Após a humilhante derrota de 7x1 para a Alemanha, na semifinal, o time canarinho voltou a decepcionar e encerrou a Copa do Mundo em quarto lugar, com nova derrota, sábado (12): o 3x0 para a Holanda. Com a sequência de derrotas a troca no comando técnico ficou inevitável.

Os números de Felipão em sua segunda passagem pelo selecionado não foram ruins: em pouco mais de um ano e meio, o técnico dirigiu a equipe em 29 jogos, obtendo 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. O ponto alto foi a conquista, de maneira invicta, da Copa das Confederações em 2013, com um futebol que “triturou” a então supercampeã Espanha.

Porém, na Copa do Mundo, os números – e o pior, as atuações – deixaram a desejar. Em sete jogos, a Seleção obteve vitórias sobre Croácia, Camarões e Colômbia. Empatou com o México e com o Chile (classificando-se nos pênaltis). Perdeu para Alemanha e Holanda. No saldo, além do quarto lugar, o ataque produziu 11 gols e a defesa vazou 17 vezes – a pior da história das Copas.

Tão logo o jogo que definiu o terceiro lugar para a Holanda acabou, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), Felipão concedeu entrevista coletiva, colocando o seu cargo e de toda a sua comissão técnica à disposição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou o pedido, oficialmente, ontem (14) e agora busca um substituto.

Nomes cogitados
Com a queda de Felipão, a CBF já iniciou a caça ao novo treinador. Os nomes mais cogitados, no momento, são Tite (sem clube), Muricy Ramalho (São Paulo) e Alexandre Gallo (que dirige as categorias de base da Seleção). Um nome que circula na imprensa internacional, para o cargo de coordenador (antes exercido por Carlos Alberto Parreira) é Leonardo, ex-jogador campeão em 1994.

Outra possibilidade, anteriormente descartada, mas que agora ganha força, é a contratação de um técnico estrangeiro. Nesse caso, os nomes mais ventilados são o português José Mourinho, o espanhol Pep Guardiola e o argentino Jorge Sampaoli.

Próximos desafios
O futuro comandante terá uma agenda movimentada até a Copa do Mundo de 2018, a ser realizada na Rússia. Ainda em 2014, a Seleção tem agendados amistosos contra Colômbia, Argentina e Japão, entre outros. A partir do ano que vem, começam as Eliminatórias Sul-Americanas para 2018, além da participação na Copa América (a ser realizada no Chile).

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027